Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Turismo

Museu Casa do Colono celebra o Dia do Patrimônio Cultural

Neste sábado (17) é comemorado o Dia do Patrimônio Cultural e para celebrar a data, o Museu Casa do Colono realizou ações de educação patrimonial com escolas municipais nesta semana. Na quarta-feira (14), a instituição recebeu a visita da Escola Municipal Osvaldo Costa Frias, da Posse, e da Escola Municipal General Heitor Borges, do Bingen, como parte das atividades do Programa Educativo “Divirtam-se conhecendo o Museu Casa do Colono”, Projeto de Contação de Histórias “Minha Cidade tem Histórias para Contar”.

O projeto é de autoria da historiadora Vânia Nicolau e parceria da Secretaria Municipal de Educação, e inclui atividades lúdicas sobre temas relativos à imigração germânica na cidade, usando estímulos sensoriais como ilustrações por meio de cenários e da contação de histórias.

O Dia do Patrimônio Cultural foi criado em homenagem ao nascimento do primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan): Rodrigo Melo Franco de Andrade.

Já o Programa Educativo busca ampliar e diversificar o acesso aos bens culturais. Além disso, é também uma ação de difusão cultural e de mobilização de público, que, ao incentivar a aprendizagem de forma divertida, busca fortalecer as instituições museológicas como espaço de lazer, conhecimento e interação social, atraindo, cada vez mais, diversos tipos de públicos.

“O Museu Casa do Colono cumpre, assim, sua missão educativa de preservar e difundir a história da cultura germânica e sua importância para a formação e o desenvolvimento da cidade de Petrópolis na figura de seus trabalhadores – os colonos”, explica a museóloga Ana Carolina Vieira.

O Museu Casa do Colono fica na Rua Cristovão Colombo, 1.034, na Castelânea. O atrativo fica aberto de terça a domingo, das 8h30 às 16h. O telefone de contato é: (24) 2247-3715 e o e-mail: [email protected].

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).