Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cinema

Cine Pagu no Cefet propõe reflexão sobre a cidade sob a perspectiva das mulheres

Nesta terça-feira (20), o Cine Pagu, cineclube itinerante de Petrópolis que está completando dois anos de atuação, irá realizar a 4ª edição do Cefet recebe Cine Pagu. O especial, que acontece até o fim do ano, é uma parceria do cineclube com o Cefet – Petrópolis, onde são realizadas sessões de cine debate com convidadas, para debater sobre temas que atravessam a vida nas cidades no Brasil e principalmente, em Petrópolis. Nas edições anteriores foram abordados os temas “Repressão e Ditadura”, durante a IV Semana da Memória, Verdade e Justiça; “Segregação, Ocupação e Patrimônio”; e “Território e Moradia”. A próxima edição irá debater “Gênero e Cidade”.

O “Cefet recebe Cine Pagu: Gênero e Cidade” acontece às 18:30 no Salão Nobre do Cefet Petrópolis. Serão exibidos os curtas-metragens “Sobre Dormentes Estamos Acordadas” e “Afeto”, seguidos de debate com convidadas especiais. A mesa será composta por Clatia Vieira, advogada e integrante do Fórum de Mulheres Negras do Estado do Rio; Júlia Casamasso Mattoso, doutora em filosofia, professora no curso de Filosofia Feminista pela extensão da Fase/FMP e representante do movimento de mulheres de Petrópolis; e  Isabela Rapizo Peccini, arquiteta e urbanista (UFRJ) com especialização em Sociologia Urbana (UERJ), mestranda em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ), pesquisa a vivência das mulheres na cidade e a construção do território pela perspectiva de gênero.

SOBRE DORMENTES ESTAMOS ACORDADAS (5 minutos)
Direção: Facção Feminista Cineclube
Sinopse: Curta documental que discute o direito à cidade sob um recorte de gênero. Pela fala de mulheres que fazem uso do trem como meio de acesso, partindo da Baixada Fluminense em sentido ao Centro do Rio de Janeiro, as estatísticas ganham contornos de histórias vividas cotidianamente por milhares de pessoas.

AFETO
(15 minutos)
Direção: Gabriela Gaia Meirelles e Tainã Medina
Sinopse: Curta-metragem experimental sobre arquitetura, memória e ocupação feminina do espaço urbano. O filme costura imagens de arquivo, registros observacionais e performances, debatendo a imparcialidade do planejamento urbano e o papel social da mulher na construção das cidades. Sua narrativa mescla sci-fi, terror e linguagem documental para falar de uma cidade-fantasma onde denunciar a memória é o primeiro passo para recriá-la.

Serviço
Endereço: Rua do Imperador, 971 – Centro.
Entrada gratuita.
O Cefet emitirá certificados de participação.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).