Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Boca no Trombone!

Vereadora denuncia problemas estruturais em escola e unidades de saúde

Neste mês, a vereadora Gilda Beatriz (MDB) esteve no Posto de Saúde Vila Felipe, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Itamarati e na Escola Municipal Rosemira de Oliveira Cavalcanti, também no Itamarati, onde identificou problemas estruturais.

No Posto de Saúde Vila Felipe, a parlamentar encontrou alguns problemas como infiltrações no teto e portas quebradas; falta de alguns medicamentos, como o remédio de pressão Losartana; de álcool 70, papel grau cirúrgico e lâmpadas. Além disto, os pisos da unidade estão soltos e há paredes ocas no local. O banheiro da recepção não tem luz elétrica há cerca de dois anos.

“Há dois anos existem infiltrações no local e até agora nada foi feito para melhorar a estrutura do Posto de Saúde Vila Felipe. É importante um olhar consciente sobre o local. Até mesmo a porta da recepção está caindo e os arquivos da unidade estão completamente quebrados. Uma situação muito preocupante”, afirmou a vereadora.

Ainda segundo Gilda, faltam remédios para pressão, metronidazol, anticoncepcionais, dipirona, álcool 70 e papel grau cirúrgico na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Itamarati. Além disto, há 15 dias o local está sem vacinas, pois as geladeiras disponíveis no local estão quebradas.

Sobre a unidade de saúde do Vila Felipe, a Secretaria de Saúde informou que realiza seleção de empresa para efetuar os reparos estruturais e que “a reposição de materiais, insumos e medicamentos nas duas unidades citadas, já foi realizada pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica”.

Já na Escola Municipal Rosemira de Oliveira Cavalcanti foram constatadas rachaduras, necessidade de capina e de pintura. Além disto, o pequeno pátio da unidade está esburacado.

“Encontrei um cenário muito difícil para os alunos. Realmente, são necessários pequenos reparos e pintura no local. Mas a maior preocupação vem com as rachaduras, espalhadas pela unidade. Outro problema sério que encontrei é que a escola não conta com uma quadra poliesportiva. As atividades físicas são realizadas em um pátio pequeno e esburacado”, afirmou.

A vereadora Gilda Beatriz solicitou um laudo da Defesa Civil em relação aos problemas com rachaduras no local. Além disto, também oficiou a Secretaria de Educação e a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), para que a capina seja realizada.

Em nota, a Secretaria de Educação informou que vai enviar uma equipe ao local para fazer um levantamento das necessidades da escola. “Vale salientar que, desde 2017, o poder público já realizou obras em mais de 80 espaços educacionais. Com uma rede extensa, a prefeitura vem atuando regularmente na manutenção dos espaços que ficaram mais de 4 anos sem reparos. Nesse ano, mais de 30 revitalizações foram feitas. Além disso, o poder público está realizando uma obra de restauração completa na Escola São José do Caetitu – a unidade estava fechada desde 2016 porque o prédio estava em total abandono. Também foi retomada outra obra que estava paralisada desde 2016, a da EM Jandira Bordignon. A expectativa é de que o novo prédio seja entregue até o final do ano”.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).