Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Educação

[Primavera dos Museus] Visitas guiadas, rodas de conversa e sessões de cinema entre as atrações do Palácio Rio Negro

Visitas mediadas, bate-papos e sessões de cinema são algumas das atrações da programação do Palácio Rio Negro para a Primavera dos Museus, que acontece de 23 a 29 de setembro. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Há estacionamento gratuito no local e haverá entrega de declaração de presença.

(Foto: Crédito: Maycon Andersen)

Confira a programação:

23 a 29/09 SEGUNDA A SEXTA (10-18h00) – EXPOSIÇÃO: “Histórias do Palácio Rio Negro”. Longa duração. Classificação: Livre.

23 de setembro (segunda-feira)

15h30 – VISITA MEDIADA. Classificação: Livre.

16h – ABERTURA da Primavera dos Museus. O Museu Palácio Rio Negro. Classificação: Livre.

19h – MESA REDONDA: Transtorno do Espectro Autista e Inclusão numa abordagem sociocultural.
Edilane Maria Medeiros Lopes da Silva é professora, Pedagoga, duas especializações em Educação Inclusiva, Especialização em Atividades Lúdica e Contação
de histórias;
Marcia de Fátima Santos e Souza é pedagoga especialista em Orientação Educacional, Formação de Professores e Educação a Distância, além de estudiosa do assunto TEA;
Gisele Aparecida Furio Novaes é professora, Especialista em Educação Especial e Neuropsicopedagoga.

24 de setembro (terça-feira)

15h – VISITA MEDIADA. Classificação: Livre.

16h – BATE-PAPO: “Museus e o nascimento da antropologia”. Com Daniel Martinez de Oliveira, antropólogo e coordenador do Museu Palácio Rio Negro. Classificação: livre.

25 de setembro (quarta-feira)

15h – SESSÃO DE CINEMA: “Marias” (2016). Uma jornada pelo feminino através das festas marianas da América Latina. Direção: Joana Mariani. Brasil. Cultura/Religião, 1h15. Classificação: Livre.

26 de setembro (quinta-feira)

15h30 – VISITA MEDIADA. Classificação: Livre.

16h – PALESTRA: “O que dizem os símbolos nacionais?”, com Leandro Gavião (Doutor em História Política/UERJ, com Estágio Doutoral na Université Sorbonne Nouvelle-Paris-3, pós-doutorando em História/UFRJ, professor da Universidade Católica de Petrópolis e articulista do Le Monde Diplomatique).
Classificação: Livre.

18h – SESSÃO DE CINEMA: “Meu corpo é político”, (BRA, 2017, 72 min.). O documentário aborda o cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem na periferia de São Paulo. A partir da intimidade e do contexto social dos personagens, o documentário levanta questões contemporâneas sobre a população trans e suas disputas políticas. Classificação: 12 anos.

27 de setembro (sexta-feira)

14h30 – VISITA MEDIADA com escolares. Classificação: Livre.

15h – SESSÃO DE CINEMA: “Baderna” (BRA, 2018). Baderna é uma cidade no interior do Brasil. Fundada em 1871, formou-se a partir da cultura dos negros escravizados e se emancipou do Estado. Entre conflitos mundanos, uma relação intensa com a natureza e resistência popular, o povo badernista vive os dias de hoje em meio a diversos movimentos culturais. O filme narra o dia em que chega à Baderna o senhor da terra Obaluaê, orixá que busca a cura para os males do século XXI. Direção: Bruno Graziano. Cultura/Meio Ambiente/Religião, 1h25. Classificação: Livre.

28 de setembro (sábado)

14h – EXPOSIÇÃO (inauguração): “Quero meu corpo de volta”. Curadoria: Rosa Paranhos. Temporária. Classificação: Livre.

15h – VERNISSAGE (com coquetel). Classificação: Livre.

16h – SESSÃO DE CINEMA: “Arca Russa” (2002). Direção: Alexandre Sokurov. Canadá/Japão/Dinamarca/Finlândia/Alemanha/Rússia. Histórico/Fantasia/Drama, 1h35. Classificação: 12 anos.

18h – RODA DE CONVERSA sobre Síndrome do Pânico. Com Maria Zenith Nunes Carvalho, psicóloga clínica, especialista em Saúde Mental Infanto-Juvenil e especialista em Saúde Mental na Atenção Primária. Classificação: 14 anos.

29 de setembro (domingo)

14h30 – VISITA MEDIADA. Classificação: Livre.

15h – CINE FAMÍLIA: “APART HORTA” (BRA, 2015, 55 min.) A baiana Nazaré vai a São Paulo pela primeira vez para visitar seu irmão Natanael, que vive na cidade há oito anos. Natanel tem um estilo de vida voltado ao trabalho, já Nazaré vive uma relação saudável com as pessoas, a natureza e a alimentação. Aos poucos, trazendo seu axé e cultivando alimentos no apartamento, Nazaré germina a transformação na vida de Natanel e no prédio em que ele vive. Direção: Cecilia Engels. Classificação: Livre.

16h30 – LEITURA DRAMATIZADA: “Mulheres Autoras”. Coletânea de textos de escritoras e pensadoras. Grupo Pessoal Aí, com Pita Cavalcanti e Sylvio Costa Filho. Classificação: Livre. GRATUITO.

 

Mais em:
Museu Imperial prepara programação especial para a Primavera dos Museus
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).