Agenda cultural

Campeonato de skate e apresentações da Gotam CRU & os Curingas e NDS acontecem no Alto da Serra

Neste sábado (5), a praça do Alto da Serra vai receber o show da banda Gotam CRU & os Curingas, com o repertório do novo disco da banda petropolitana. O show integra o projeto que foi selecionado no edital lançado pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) para receber financiamento do Fundo Municipal de Cultura. Com início às 16h e entrada gratuita, o evento vai ser aberto com um campeonato de skate e a apresentação também da banda NDS (Nós da Serra).

O projeto conta ainda com um minicurso musical em duas escolas públicas e no CEU da Posse, com ênfase no Rap, em três módulos: “Composição e Rima”, “Introdução Rítmica e Noções de Percussão” e “Melodia e Harmonia”. Jovens que participam dos cursos terão espaço para também se apresentarem durante o evento, que já foi realizado na Posse, e após o Alto da Serra será a vez de Cascatinha.

“Já estávamos com o disco pronto, gravado, quando abriu o edital e a gente resolveu inscrever um projeto que envolvesse a divulgação desse disco e também a materialização dele. Então foi muito importante para a gente, está sendo um suporte para esse momento de finalização. Para o evento, a gente leva grafiteiro, leva campeonato de skate, convidamos outros artistas para abrirem os nossos shows, o que é muito bacana e gratificante”, explica o MC da banda, Marcelo Durango.

O disco “Tributo ao Original”, da banda, que terá o pré lançamento no evento, é uma produção independente feita pelos próprios artistas. Com um total de oito músicas, o disco apresenta elementos complexos da cultura urbana e periférica que adquirem significado simbólico, por meio de letras autorais, ritmos e gêneros, como o raggamuffin, afrobeat, maracatu, samba, marcados sempre pelo rap.

“O edital possibilitou o nosso retorno às praças públicas da cidade e, com o edital, a gente consegue resgatar isso, que é a essência da cultura hip hop, que é a ocupação do espaço público com muita arte. A política de edital é muito importante, a população precisa se apropriar dela, precisa entender que é um investimento no artista e na cadeia produtiva da arte em Petrópolis”, completa Marcelo.

No primeiro edital deste ano, 20 projetos culturais dos mais diversos segmentos foram selecionados, um investimento de R$ 300 mil. Todos os projetos serão realizados até o final deste ano. Já no mês passado, o IMCE lançou novo edital, no qual os projetos deverão ser realizados no período de dezembro de 2019 a abril de 2020. Desta vez, serão nove projetos contemplados. Será disponibilizado o valor de R$ 150 mil, que irá custear seis projetos de pequeno porte e três de porte médio. Interessados podem consultar o edital, que já está disponível no site da prefeitura, no campo “licitações”.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).