Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Ambiente

Projeto Água completa 15 anos com 13 programas ambientais implantados na sede da ONG

Em outubro de 2004 o empresário Ivens Paulo Dias da Silva idealizou algo que pudesse agregar valor ao Meio Ambiente. Surgiu então a ideia da “água”, algo que fosse educativo, interativo e alertasse e envolvesse pessoas sobre a importância desse bem tão precioso. Assim surgiu há 15 anos, a ONG Projeto Água com o slogan “Água o Maior Bem da Terra. Preserve!”, com sede na Fazenda Projeto Água, onde estão instalados salas de estudo e programas práticos. A iniciativa é formada por um grupo de voluntários, parceiros e amantes da preservação ambiental que vem se multiplicando entre crianças, jovens e todos que participam das ações da ONG, com o foco na conscientização da importância de cuidados com a água e de todo o meio ambiente.

Com 215 mil m², sendo 110 mil destinados ao reflorestamento, a Fazenda Projeto Água está localizada em Petrópolis, inserida na Serra do Mar e contribuinte da Bacia do Rio Paraíba do Sul, sendo principal instrumento de efetivação da ONG. Com áreas destinadas a atividades educativas de preservação ao Meio Ambiente, lazer, apoio e treinamento de voluntários, a fazenda procura ser um modelo de lugar onde seus visitantes consigam interagir com os recursos naturais, sem degradá-los. A sua criação partiu da necessidade percebida pela equipe do Projeto Água, de uma área onde pudessem ser realizadas as ações práticas da educação ambiental possibilitando que os participantes interagissem com o Meio Ambiente.

Os programas foram desenvolvidos por voluntários comprometidos em conscientizar as pessoas por intermédio da educação ambiental, entre os quais se destacam:

  • Reflorestamento: os visitantes da fazenda Projeto Água, sede da ONG, plantam mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e visitam um terrário “gigante” em que passam a ter uma compreensão melhor sobre o ciclo da água; Mais de 85 mil metros quadrados já foram reflorestados;

  • Caminhos das Águas: promoção de palestra sobre uso consciente da água, em que os alunos visitam uma mini estação de tratamento de água, um sistema de captação de água de chuva, o sistema de Aquaponia, uma roda d’água e uma planta de biorremediação que é a aguapé;

  • Horta Escola: os estudantes plantam mudas de hortaliças e visitam um minhocário. Aprendem a associação da preservação da água através do cultivo orgânico e os benefícios de uma alimentação saudável, além do aproveitamento do lixo umedecido;

  • Programa dos 5 Rs da sustentabilidade: os visitantes fazem artesanato com caixas de leite, conhecendo benefícios de se reaproveitar muitos materiais que descartamos e que muitas vezes, quando de forma inadequada, vão parar em encostas, rios e matas.

Ainda há programas como o Jardim dos Sentidos; Jardim das Borboletas; Água é Vida; Água para Todos; Horta Medicinal; Pássaros que voam aqui; e a própria Fazenda Projeto Água, sede da ONG Projeto Água, em que mais de 85 mil m² foram reflorestados e onde ocorrem as principais atividades da entidade.

Além das atividades desenvolvidas na sede da ONG, o Projeto Água em parceria com o Rotary Club e patrocínio do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (CEF) está implantando o programa: “Aquaponia: Cidadania e Sustentabilidade no Ambiente Escolar” em oito escolas municipais de Petrópolis.

De acordo com Pâmela Mércia, diretora de Meio Ambiente da ONG Projeto Água, a iniciativa é fruto de uma parceria com o Rotary Clube Petrópolis Bingen e Rotary Clube Petrópolis Itaipava, sendo que o projeto apresentado ficou em terceiro lugar entre as propostas encaminhadas de todas as partes do país. As escolas municipais Amélia Antunes Rabello e Johann Noel foram as primeiras da rede municipal a receber o projeto “Aquaponia” que consiste na produção de peixes – em tanques – associada à produção de hortaliças.

O objetivo do projeto é beneficiar alunos e familiares, através da educação ambiental, oferecendo conhecimento em uma nova forma de cultivo, uma vez que hoje a agricultura convencional é o setor que mais consome água nos países da América Latina. O sistema cultiva hortaliças e peixes em um único sistema com reuso da água. As hortaliças cultivadas pelos alunos serão direcionadas para a merenda escolar. Além de estar sendo implantado em escolas municipais com molde educativo, três comunidades rurais (Bonfim, Caxambu e Bonfim) também serão beneficiadas com um sistema de produção em maior escala.

A ONG atua ainda com atividades nos municípios vizinhos a Petrópolis, como Magé e Duque de Caxias, participando do conselho consultivo do Refúgio de Vida Silvestre Serra da Estrela, no setor de Educação Ambiental. A entidade representa a sociedade civil através da Unidade de Conservação no Conselho do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense – MCF.

Saiba mais em: http://www.projetoagua.org.br/

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).