Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Saúde

Campanha de Vacinação contra o Sarampo acontece nas 15 salas de vacina da rede

Nesta semana teve início a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O município adotou o cronograma no Ministério da Saúde que prevê a imunização de crianças de seis meses a menores de 5 anos até o dia 25 de outubro, tendo o Dia D com atendimento no sábado, dia 19. Neste período, os profissionais das 15 salas de vacina da rede pública estarão atuando na verificação das cadernetas de vacinação. A Secretaria de Saúde tem em estoque  2.600 doses para abastecer a campanha. Até o momento, 57% das crianças menores de um ano no município já estão vacinadas.

No momento, o município tem registradas na rede 1.925 crianças menores de um ano, das quais, 1.104 já receberam a dose extra. Entre crianças de um a menores de cinco anos, 96% já recebeu a primeira dose. Ao todo, o município tem 5.321 crianças, nessa faixa etária, vacinadas. A recomendação da Secretaria de Saúde é que os pais ou responsáveis pelas crianças compareçam às salas munidos da caderneta de vacinação. Sem o documento não é possível a verificação e atualização dos registros.

No período, as 15 salas de vacina do município estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, para realizar a imunização, que será intensificada no Dia D, no dia 19 de outubro com atendimento do dia todo, das 8h às 17h, nas unidades de saúde que forem destacadas para a campanha.

Já estão realizando as vacinas as salas de vacinas do Centro de Saúde, da UBS Retiro, UBS Mosela, UBS Quitandinha, UBS Itaipava, PSF da Posse, PSF do Alto da Serra, Hospital Alcides Carneiro, UBS Alto Independência, PSF São Sebastião, PSF Morin, UBS Itamarati, Ambulatório Escola de Cascatinha, UBS Pedro do Rio e UBS Araras.

A segunda etapa da campanha será realizada no próximo mês, a partir de 18 de novembro, para pessoas de faixa etária entre 20 e 29 anos. Esse atendimento será voltado para as pessoas que não estiverem com a caderneta de vacinação em dia. Ao todo, entre adultos e crianças, já foram aplicadas no município 11.879 doses. “Estamos atuando para garantir que todos que tenham a indicação para a vacina estejam imunizados e chamamos a atenção para que as pessoas levem seus cartões de vacina, para que possamos verificar a necessidade de aplicar a dose”, destaca a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Simone Sisnando.

Mais em:
[Coluna] Sarampo não é fake
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).