Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Programa “Feliz Visão” quer zerar a fila para cirurgia de catarata

Nesta última quarta-feira (16) teve início o atendimento na clínica conveniada à prefeitura para a realização do Programa “Feliz Visão”, que visa zerar a fila de pacientes que aguardam por uma cirurgia de catarata. Serão de 80 a 100 cirurgias por semana, regulando todo o fluxo de pacientes da cidade.

O paciente que for atendido pelo programa vai contar com todo acompanhamento como consulta, cirurgia, pós-operatório e consultas de revisão. “Depois de ir a uma unidade de saúde e ser encaminhado para um oftalmologista, o paciente é inserido na central de regulação de catarata e já fica sabendo quando será sua primeira consulta. Agora que dobramos a capacidade de atendimento, vamos alcançar o objetivo da Secretaria de zerar a fila atual até o fim do ano”, pontua Fabíola Heck, secretária de Saúde de Petrópolis.

A catarata é caracterizada pela opacidade do cristalino, que pode levar à diminuição da visão. Segundo o Ministério da Saúde, a doença é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa. O diagnóstico é clínico, realizado durante consulta oftalmológica e o tratamento é basicamente cirúrgico e bastante eficaz. A cirurgia dura em média de 6 a 12 minutos.

A secretária reforça que a ampliação do atendimento foi possível graças ao investimento em saúde que a Secretaria de Estado está fazendo nos municípios. A Programação Pactuada e Integrada (PPI) é uma verba destinada a ações de saúde nos municípios. “O Estado fez um levantamento das demandas dos municípios e definiu quais seriam as demandas que seriam cofinanciadas através do PPI. Petrópolis está com uma boa relação com o governo do Estado e já conseguimos seis cofinanciamentos. O primeiro a chegar efetivamente foi o da catarata”, resume Heck.

O programa “Feliz Visão” é realizado em parceria com o Hospital dos Olhos Dr. Tannure, com incentivo do Governo do Estado.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).