Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Dia de Combate à Sífilis terá testes rápidos para diagnóstico da doença

Neste sábado (19), no Dia Nacional de Combate à Sífilis, a área técnica de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais) ligado à Secretaria de Saúde vai promover um dia de testes rápidos (TR) para diagnóstico da doença. A ação será na Unidade de Saúde da Família do Sargento Boening de 09h às 14h. No mesmo dia, o Centro de Saúde também estará oferecendo os testes 8h às 17h.

O teste rápido (TR) de sífilis está disponível nos serviços de saúde do SUS. É prático e de fácil execução, e o resultado sai em, no máximo, 30 minutos. 

“É um teste rápido e que está disponível para população em nossas unidades de saúde. É uma doença infecto-contagiosa, que pode levar à morte se não tratada. É importante ressaltar que a gestante precisa estar atenta, pois adoença é muito perigosa nesse período, O bebê pode ser contaminado”, alerta a secretária de saúde, Fabíola Heck.

Em 2019 foram diagnosticados em Petrópolis 343 casos de sífilis adquirida, 68 de sífilis congênita e 42 casos de sífilis em gestantes. A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

“O número de casos de sífilis vem crescendo em todo o país, por isso é importante fazer o teste e tratamento adequado. A sífilis tem cura”, reforça Sandra Pinto, encarregada técnica de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde.

Quem perder a oportunidade de realizar o teste rápido neste sábado terá uma nova chance entre os dias 21 e 25 de outubro no Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis que fica na Rua Paulino Afonso, 455, no prédio do Departamento entre 08h e 17h.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).