Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Projetos Sociais

Ação social vacina cães de rua contra cinomose e outras doenças

Nesta semana, uma parceria entre a Clínica Amigo Bicho e um laboratório internacional de vacinas veterinárias fez mais uma ação social com os animais abandonados do Centro Histórico, ao vaciná-los contra cinomose e outras doenças.

“Ganhamos 20 vacinas múltiplas de um laboratório internacional de vacinas veterinárias e nossa equipe foi a campo”, explica a médica veterinária Priscila Mesiano que contou com a ajuda do protetor Domingos Galante Neto. A vacina múltipla (óctupla ou déctupla) não é oferecida pela rede pública, como a antirrábica, por exemplo, e imuniza cães por 12 meses contra cinomose, parvovirose, coronavirose, hepatite infecciosa e vários tipos de leptospirose.

“Estas doenças são graves, altamente contagiosas e podem levar o animal a óbito. A vacina múltipla deve ser aplicada na primeira infância em 4 doses a partir dos 45 dias de vida e na fase adulta anualmente”, orienta a veterinária.

O primeiro trabalho desta parceria com os cães do Centro Histórico foi realizado em fevereiro deste ano, por intermédio do desafio #ChapolinChallenge. A hashtag viralizou por conta de uma brincadeira entre os perfis Chapolin Sincero e a Domino’s no Instagram. A página de humor sugeriu à pizzaria deixar a vida de pessoas em situação de rua mais feliz, distribuindo para elas pizzas na hora do almoço. A Domino’s topou e desafiou com a hashtag outras pizzarias a fazer o mesmo.

“Com o #ChapolinChallenge, vermifugamos 30 destes animais em fevereiro e aproveitamos a divulgação da ação para pedir o apoio de laboratórios veterinários a fim de vacinar também estes cães. Muitas vezes, estes cachorros contam com o apoio de comerciantes e taxistas na alimentação ou abrigo, entretanto ainda há muita confusão sobre a importância e a diferença entre esta vacina e a antirrábica”, avalia.

Enquanto políticas públicas ampliando o suporte aos animais carentes e de rua não são implementadas no município,  a ideia pode servir de inspiração para que outras equipes e empresas se unam para ajudar animais de outras áreas necessitadas.

É importante lembrar que a multiplicação dos que ajudam não deve ser pretexto para o aumento do abandonos. Pessoas envolvidas fazem ações sociais quando podem ajudar e não são obrigadas a arcar com a irresponsabilidade de quem descarta ou negligencia  animais.

De acordo com a lei brasileira, abandono e maus tratos a animais é crime.  A pena prevista pelo Art. 32 da Lei de Crime Ambientais é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa. A pena prevista pelo Art. 164 do Código Penal é de detenção, de 15 dias a seis meses, ou multa.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).