Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Agenda cultural

Centro de Cultura lança projeto “Obras do mês”

Neste mês, o Centro de Cultura Raul de Leoni inaugura o projeto “Obras do mês”, com trabalhos realizados no Atelier Aberto, que acontece gratuitamente às quartas-feiras na Sala Etiènne Demonte. Todo mês serão duas diferentes obras em exposição. Na estreia, o público vai poder contar com o fruto de uma parceria entre os artistas plásticos Paulo Campinho e Vera Campeão, que buscaram harmonizar dois estilos de pintura e dois pensamentos em uma única base.

“As duas obras têm os títulos ‘Azul e Vermelho’ e foram produzidos sobre tecidos destas cores, o que nos desafiou a achar soluções para esse embate cromático”, explica Campinho. A tela azul mede 160 X 140 cm e a vermelha tem as medidas 200 X 140 cm. Ambas foram pintadas na técnica de têmpera vinílica.

O projeto tem como objetivo ocupar e valorizar os espaços do Centro de Cultura Raul de Leoni, um dos principais equipamentos culturais de Petrópolis. A cada mês duas obras em grandes dimensões de dois artistas serão expostas. Além dos trabalhos realizados no “Atelier Aberto”, a iniciativa também vai contar com artistas convidados.

As obras do projeto ficarão expostas no corredor do Centro de Cultura, no terceiro andar. O funcionamento do prédio é de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h, e aos sábados, de 13h às 17h.

Sobre os artistas

Paulo Campinho é bacharel em Pintura pela EBA-UFRJ. Fez cursos de pintura no MAM do Rio de Janeiro com Aluízio Carvão e de gravura com Ana Letícia no Museu do Ingá em Niterói. Participou de inúmeras exposições coletivas no Brasil e no exterior. Expôs individualmente diversas vezes.  Promove cursos de arte com propostas de trabalhos individuais e coletivos. É também curador de diversas mostras de arte em Petrópolis. Tem obras suas em diversas coleções particulares e museus, tais como Museu da Cidade de Belém, Pinacoteca de Piracicaba, MAC de Niterói e Museu de Belas Artes do Rio.

Vera Campeão é nascida em Petrópolis, pedagoga, educadora social e professora de artes. Sempre está desenhando, pintando, colando, bordando e fazendo cursos. E, entre o aprender e fazer, ela explica que vai se expressando, buscando na arte a essência e simplicidade em fazer o que se gosta, “deixando o fruir fluir.”

Projeto “Atelier Aberto” oferece espaço para artistas

No “Atelier Aberto”, artistas plásticos de todas as tendências estéticas e formações podem usar a Sala Etiènne Demonte para a criação de suas obras. O projeto funciona às quartas-feiras, de 14h às 18h. As vagas são limitadas. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (24) 2233-1221.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).