Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Gastronomia

Oficinas e Agito Gastronômico do Petrópolis Gourmet acontecem nesta semana

A maratona de delícias nas oficinas do Petrópolis Gourmet já começou. As oficinas, que seguem até o dia 16, vão mobilizar mais de 200 pessoas. Toda a programação, com entrada franca, faz parte da 19ª edição do Petrópolis Gourmet que vai até o dia 17 de novembro. Participam, com pratos especiais, 43 restaurantes e o festival – que este ano homenageia as cozinhas da Alemanha, Portugal e Itália –  também vai estar junto ao público, nas oficinas, e também nos agitos gastronômicos, nas ruas e praças da cidade, com degustações.

Nesta sexta (8), três mestres da alta gastronomia vão ensinar segredos dos pratos em “aulas-show”. Embaixadores de culinária do Senac, Danio Braga, Silvana Bianchi e Christophe Lidy são atrações de peso no festival gastronômico. A “aula-show” de Danio Braga acontece de 13h às 14h. Em seguida, de 15h às 16h, é a vez de Christophe Lidy e, finalizando o dia especial, Silvana Bianchi, das 17h às 18h. Todas as oficinas são no Senac. As inscrições para as oficinas acontecem meia hora antes, no próprio Senac (Rua Alfredo Pachá, 26, Centro) mas é preciso ficar atento já que as vagas são limitadas.

Entre esta sexta e sábado, o Bramil Itamarati sedia ainda mais três oficinas. Sexta, às 15h, o chef Marcelo Rixhon vai apresentar um espaguete à carbonara e, no sábado, às 16h, as chefs Giuliana Oliveira e Vera Oliveira preparam um bacalhau à Bras. Antes, porém, é a vez das crianças: às 14h, a chef Alice Carolina Cruz apresenta a “Oficina Kids – Colocando a mão na massa”.

O ingresso para todas as oficinas é um quilo de alimento não perecível, arrecadação que será doada à Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO), Grupo de Comunicação Espiritual (GCE),  Lar Dom Ignácio de Loyola e Projeto Rodando com Tampinhas.

“Agito Gastronômico’ já nesta sexta na Praça Dom Pedro; sábado na Rua Teresa

E quem pensa que apenas os restaurantes entram nesta programação se engana: o evento leva a alta gastronomia para as ruas. Na Rua Teresa e Praça D. Pedro, chefs vão levar delícias para degustar com o público, são os “Agitos Gastronômicos”. Nesta sexta-feira, (8), na Praça D. Pedro, nada menos que cinco chefs – Christian Cox, Marco Barbatti, Marcelo Nixon e Joeni Jacovazzo –  vão estar às 11h30 com delícias para serem degustadas pelo público.

Neste sábado (9), entre 11h e 13h será servido um nhoque com molho de tomate e especiarias para quem estiver passando pela Rua Teresa, 513. Haverá ainda degustação de bebidas promovida pelo Senac e show com o cantor Pedro Ribeiro.

Toda a programação do evento está disponível na revista eletrônica www.petropolisgourmet.com.br

Confira a programação das oficinas:

8 de novembro (sexta-feira)

13h às 14h – Senac

Aula Show Portugal com o chef Danio Braga

15h às 16h – Senac

Aula Show Alemanha com o chef Cristophe Lidy

15h – Supermercado Bramil Itamarati

Cozinha Italiana – Espaguete a Carbonara

Mamma Mia, Espaguete a Carbonara – Chef Marcelo Rixhon

17h às 18h – Senac

Aula Show Itália com a chef Silvana Bianch

9 de novembro (sábado)

14h – Supermercado Bramil Itamarati

Oficina Kids – Colocando a mão na massa: preparando pizza

Chef Alice Carolina Cox

16h – Supermercado Bramil Itamarati

Cozinha Portuguesa – Bacalhau à Brás

Oliveiras a 4 mãos – Chef Giuliana Oliveira e Vera Oliveira

14 de novembro (quinta-feira)

15h – Supermercado Bramil Itamarati

Cozinha Alemã – Eisbem com Chucrute e Purê de Maça

Chef Marco Barbatti

15 de novembro (sexta-feira)

14h – Supermercado Bramil Itaipava

“Vem chegando o Natal”

Arrumação de Mesa Natalina com Marília Mills

17h – Shopping Itaipava

Cozinha Germânica

O Chef Fred Tibau, renomado profissional que durante longo tempo esteve a frente do Programa Estrelas – Rede Globo, hoje chef da Nestlé, ensinará o preparo da Torta Floresta Negra.

16 de novembro (sábado)

14h – Arcádia Mall

Cozinha Alemã

Falscher Hase. Que significa falsa lebre. Um delicioso Bolo de carne com o Chef Antônio Barcellos.

15h – Arcádia Mall

Cozinha Alemã

Apfelstrudel. Strudel de maçã, com o Chef Fabio Derli.

15h – Shopping Vilarejo Itaipava

Cozinha Germânica

Strudel – Oficina Arosa com a Chef Patrícia Moreira

17h – Shopping Itaipava

Cozinha Germânica

Preparo de cuca, tradicional iguaria, herança dos antepassados germânicos. Um mix da receita tradicional, adaptada aos dias de hoje. Enquanto ensina a receita, a Sra. Neyse Lioy, contará casos pitorescos da chegada dos colonos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).