Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Turismo

Mesquita em Petrópolis passa a fazer parte do Circuito Religioso da cidade

Todos os dias – rigorosamente -, é obrigatório que a primeira oração seja realizada antes mesmo de o sol nascer. Ao longo do dia são mais quatro, todas com um ritual que vai desde lavar as mãos, os pés, a boca e o nariz três vezes até repetir palavras e posições, sempre voltados para a direção de Meca, sendo que homens e mulheres ficam separados na Mesquita. Essa é só uma parte da rotina da Comunidade Ahmadia, uma vertente do Islamismo, que conta com um grande templo em Petrópolis. A Mesquita Baitul Awal, construída há cerca de três anos na Estrada da Saudade, com a doação de um único muçulmano, é a primeira do ramo no Brasil.

Diferente das religiões mais comuns no país, o templo agora é também um ponto turístico da cidade. Graças a um grupo de trabalho formado dentro do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a Mesquita está mapeada no Circuito Religioso do município e passou a integrar a lista de mais de cem capelas, igrejas e templos da Cidade Imperial.  “A Mesquita sempre esteve aberta para quem quisesse conhecer, mas agora esperamos receber ainda mais visitantes. Isso é muito bom para que as pessoas conheçam a nossa cultura”, explica Wasím Ahmad Zafar, presidente da Associação Ahmadia no Islã no Brasil.

No último mês, guias de turismo da cidade fizeram uma visita técnica na Mesquita para conhecerem o lugar e a cultura muçulmana. Em Petrópolis, a comunidade conta com cerca de 30 pessoas que frequentam o espaço. Por lá, além da Mesquita em si (que é o salão onde acontecem as orações), o grande prédio abriga biblioteca, casa de hóspedes, área de convivência, estacionamento. O local é mantido com a ajuda da sede da Ahmadia – em Londres – e também com doações.

“A comunidade já está aqui em Petrópolis há 25 anos. E uma das vertentes do turismo mundo afora é o turismo religioso. Eu sou próximo à comunidade Ahmadia em Petrópolis e pensei na possibilidade deles atenderem os turistas. Porque p/ gente é muito bom, é mais um atrativo turístico na cidade. Conversei com os guias de turismo, eles adoraram, com Wasím e ele topou também. Fizemos uma visita técnica e agora eles estão de portas abertas para atender os visitantes, inclusive com a degustação de algum tipo de suas comidas típicas do Paquistão, como uma espécie de pão árabe”, explica Renato Winter, conselheiro do Comtur pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e coordenador do Grupo de trabalho.

As visitas têm entrada gratuita e podem ser agendadas pelo telefone: (24) 2242-1385. A Mesquita fica na Estrada da Saudade, nº 215. O passeio é considerado um “tour de experiência”, no qual o visitante fica inserido em outra cultura. Costumes e tradições muçulmanas fazem parte da visita. “Nossa cultura é totalmente diferente da do Brasil. Temos até algumas histórias engraçadas, como quando eu estava no Centro da cidade e precisei parar para fazer a minha oração e uma pessoa achou que eu estava me sentindo mal e chamou a ambulância”, brinca Wasím.

Circuito Religioso

Petrópolis possui mais de cem capelas e igrejas que contam, através de sua arquitetura e ornamentos, parte da história da Cidade Imperial. São prédios de diferentes religiões e estilos arquitetônicos. As igrejas católicas são, na sua maioria, dos séculos XVIII e XIX, que geralmente ficam abertas à visitação e guardam verdadeiras obras de arte.

“Mas muito além do catolicismo, a diversidade encontrada na Cidade Imperial vem atraindo fiéis para todo o circuito religioso de Petrópolis. Esse é um importante segmento dentro do setor e vamos continuar divulgando os templos e igrejas que temos abertos à visitação. E incentivando que outros também abram suas portas para os turistas”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).