Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
História

[Fotografias] Petrópolis antigamente – parte III

Em mais uma pesquisa pelo Acervo Digital do Museu Imperial/Ibram, separamos mais fotos antigas de Petrópolis, desta vez focadas em prédios antigos, que podem ser conferidas abaixo:

(Se você gosta de ver fotos de Petrópolis, não deixe de nos seguir no Instagram: @aconteceempetropolis)

Início da rua Marechal Deodoro, vendo-se o antigo prédio que abrigava a delegacia e o Fórum em primeiro plano e ao lado o prédio da Padaria das Famílias. A padaria funcionou ali por volta dos anos de 1853 e 1978; o prédio foi demolido, e, no local foi construído o Edifício João Paulo I.
Início da rua Monsenhor Bacelar. No prédio já funcionaram hotel, Clube dos Diários, cassino e residência da família Grey. Hoje a construção não existe mais, pois foi demolida.
1931 – Rua João Pessoa
1948 – Rua João Pessoa
Rua João Pessoa, atual rua Doutor Nelson Sá Earp, no ano de 1920, destacando-se o prédio da Sociedade Beneficente Petropolitana em cujo andar térreo instalava-se a Casa Cruzeiro.
Prédio da Casa D’Angelo, localizada na esquina da praça Dom Pedro com a avenida Quinze de Novembro, atual rua do Imperador.
1890 – arte da avenida Quinze de Novembro, atual rua do Imperador, onde se vê o prédio do Colégio Santa Isabel, na época em que funcionava junto com o Asilo Santa Isabel. Vê-se, ao lado, o prédio que foi demolido para a construção do edifício Arabela.
Cartão-postal fotográfico mostrando vista de trecho da avenida Quinze de Novembro, atual rua do Imperador, e da rua Paulo Barbosa. Vê-se, ao centro, o edifício Imperador.

 

Rua Fonseca Ramos onde se vê, à esquerda, parte do prédio que pertenceu ao Banco Construtor e hoje pertence à empresa Ampla.

2 Comentários

  1. Foto 5. A Casa Cruzeiro ficava no prédio da esquina que aparece na foto anterior. Pode-se ver sobre as três portas da esquerda, depois da porta de acesso ao sobrado, “Casa…” e um nome de cinco letras que não pode ser Cruzeiro. Acho que era um armazém. Na primeira porta, à direita, era a barbearia do meu tio Henrique Essinger.

  2. Corrigindo: A Casa Cruzeiro ficava no sobrado da Sociedade Beneficente Petropolitana mesmo e depois mudou-se para a esquina até encerrar as atividades. Oje no mesmo local fica uma papelaria.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).