Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Saúde

Dó Ré Mi promove campanha de incentivo à doação de sangue

O Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro, terá campanha reforçada pelo Dó Ré Mi, que volta ao Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa para mais uma apresentação.

“Antes de comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, o Dó Ré Mi fará mais uma ação social abraçada por nosso programa, na Festa de Santa Catarina, em prol das creches Santa Catarina e S. José do Itamarati. É uma alegria para nossos cantores e toda a nossa equipe participar de ações beneficentes, porque levamos nossa arte e colhemos carinho, amor e reconhecimento da comunidade”, revela o maestro Leonardo Randolfo, há 17 anos à frente do grupo.

A Festa de Santa Catarina é aberta ao público e acontece no dia 23 de novembro, das 13h às 21h, na quadra do Colégio Santa Catarina, na Rua Montecaseros, 278.  Haverá barracas com comidinhas com renda revertida para as duas creches e apresentações de crianças da Creche Santa Catarina; o Dó Ré Mi se apresenta às 18h.

Banco de sangue – O Programa Dó Ré Mi Social começou no Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, por sua importância no abastecimento dos demais hospitais de Petrópolis. No dia 25, às 9h, o grupo estará lá oferecendo emoção e positividade aos doadores. Os cantores participam da campanha de doação de sangue nas redes sociais, @oficialdoremi no Instagram e Facebook, usando a hashtag #doesanguedoevida.

Quem vai doar sangue no HST não paga estacionamento, e tem direito a lanche. É necessário documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 Kg e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12h; após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3h para a doação.

Vinícius Pereira, da Captação de Doadores, destaca que os “homens podem doar de 2 em 2 meses e as mulheres de 3 em 3 meses, de 16 a 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos”. Os menores de idade precisam de autorização e presença dos pais. É importante que o doador não tenha contraído hepatite após os 11 anos de idade; se fez tatuagem ou piercing, aguardar 12 meses – exceto região genital e língua, 12 meses após a retirada; se fez endoscopia são 6 meses; não ter tido gripe nos últimos 7 dias; não ter tido sífilis, doença de chagas ou Aids; não ser diabético; recomendado consultar a equipe em caso de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Segundo Eliane Custódio Azevedo, do mesmo setor, a necessidade atual “é de 70 bolsas de sangue diárias, mas não captamos tudo isso, daí fazermos campanhas”. O Hospital Santa Teresa fica na rua Paulino Afonso, 477, Bingen, e o Banco de Sangue funciona diariamente das 7h às 18h, inclusive fins de semana e feriados. Tel: 2245-2324/ 99269-4335.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).