Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Ação de Dia Nacional de Combate ao Câncer acontece nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (27), Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma iniciativa da Academia Aeróbica em parceria com a Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC)  vai chamar a atenção para a importância do exercício físico. O evento é voltado ao público em geral, familiares e pacientes oncológicos, e acontece na sede da ONG, das 17h às 19h.

A ação propõe uma divertida programação com um bate-papo especial sobre exercício físico, com o Dr Estevão Scudese; um depoimento da Day Sant’Anna, do blog Viver Eu Quero, que foi diagnosticada com câncer de mama em 2016; e será finalizada com uma aula de zumba com a professora e DJ Maya.

O evento também agrega outras pessoas dispostas a colaborar em prol da causa e contará com brindes que serão sorteados entre o público, como uma pintura a óleo da artista Solange Benevides, camisas da Academia Aeróbica, bem como um voucher de micropigmentação de sobrancelhas com a designer Linda Feitoza, além de um lanche proporcionado por uma parceira amiga do blog e o apoio da cerimonialista Alessandra Amaral e o fotógrafo Renne Raibolt.

O INCA e diversos órgãos internacionais alertam que a epidemia da inatividade física traz um alto custo à saúde da população e inúmeros estudos científicos apontam para o sedentarismo como fator de risco isolado para o desenvolvimento de diversas doenças, como vários tipos de cânceres.

Outra questão importante é que o poder do exercício físico no universo da Oncologia é mais amplo do que as pessoas imaginam. “O exercício físico vai atuar em três grandes frentes no combate ao câncer: a prevenção, o tratamento e a sobrevivência”, afirma o Doutor em Ciências pela UNIRIO, Estevão Scudese.

Ao longo dos últimos anos, o American Society Of Clinical Oncology, considerado o maior evento de oncologia no mundo, apresentou muitos estudos que demonstram os benefícios do exercício para diminuir a fadiga oncológica para pacientes em tratamento, bem como a redução do risco de recidiva para quem já sofreu com a doença.

“Conversando com meu oncologista descobri que se praticasse atividade física regularmente diminuiria em até 60% o risco de ter um câncer de mama novamente. Ele estava me dando a possibilidade de usar meu próprio corpo ao meu favor e com uma estatística incrível. Tenho algumas limitações decorrentes dos tratamentos, então busquei uma academia séria e um personal trainer qualificado para me treinar e ao mesmo tempo dar a assistência necessária para lidar com os meus limites. Está dando super certo há mais de dois anos!”, conta a blogueira Day Sant´Anna.

“Nós fomos geneticamente programados para nos movimentar. Portanto, a falta de atividade em conjunto com o excesso de oferta de alimento e energia já é por si só uma situação artificial que irá gerar consequências metabólicas negativas. Já está bem estabelecido que o sedentarismo é fator de risco para o desenvolvimento da doença. Além disso, quando há indicação para a prática, o exercício físico tem o potencial de aprimorar as valências físicas do paciente, o que aumenta as chances de sobrevivência, além de acelerar a recuperação reduzindo as chances de recidiva”, afirma o professor Estevão.

Aos interessados em participar do evento a sugestão de entrada é a doação de um pacote de fralda geriátrica. A ONG assiste diversos pacientes em tratamento que precisam do material e as fraldas serão muito bem-vindas.

A sede da FNCC fica na rua Monsenhor Bacelar – 569, Valparaíso, em frente ao Colégio Terra Santa.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).