Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Chef de Petrópolis é um dos finalistas do Prêmio Nacional de Turismo

O que começou como um incentivo aos pequenos produtores locais, ganhou proporções que tornaram o chef Dann Mattos referência na fomentação do turismo e gastronomia na região que engloba Secretário e Inconfidência. O resultado do empenho do chef foi a indicação ao Prêmio Nacional de Turismo, tornando-se um dos três finalistas na categoria Produção Associada ao Turismo, pelo trabalho realizado em prol do turismo, pela iniciativa de realizar um passeio histórico cultural e gastronômico pela região.

O prêmio realizado pelo Ministério do Turismo tem por objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país. A cerimônia de premiação será realizada no dia 4 de dezembro, em Belo Horizonte.

Tudo começou quando o chef Dann Mattos criava receitas para o seu restaurante, o Le Coq Bar & Bistrô, explorando máximo de sabor dos produtos locais, como cogumelos, verduras, legumes, temperos, frutas, geleias, doce de leite, cachaça, cerveja e vinho. Quanto mais explorava a região e conhecia os produtores, mais necessidade sentia de espelhar as qualidades locais. Iniciou então um processo para catalogar os produtos e suas origens. Isso o colocou a conhecer caminhos históricos, ruínas e suas narrativas, criando laço com a comunidade. Este envolvimento trouxe a curiosidade de estudar a história do local, descobrindo um verdadeiro tesouro arqueológico e um universo de sabores locais que poderiam ser utilizados em prol do turismo.

Para o sucesso da região era necessário que se criasse uma força gastronômica que fosse além de um único restaurante. Entusiasta, Dann Mattos criou um passeio turístico que levava os cliente e turistas a conhecerem sítios de pequenos produtores locais de queijos, geleias e doces, alambique de cachaça e uma vinícola, a primeira do Rio de Janeiro a produzir vinhos finos, além de passear pela Estrada Real, passando por ruínas, construções, caminhos históricos e uma visita ao Museu Sacro de Tiradentes. No fim do passeio, um almoço com entrada, prato principal e sobremesa preparados com ingredientes locais. O passeio gastronômico e cultural foi um sucesso, rendendo diversas edições e cada vez mais demanda. A iniciativa começou a sair nos jornais de grande circulação e aparecer nas mídias sociais.

Com todas essas atividades acontecendo, o chef Dann Mattos se tornou um militante do turismo, captando novos parceiros, novos roteiros, criando o polo gastronômico e turístico de Secretário, e passou a se envolver em atividades e projetos, para desenvolver e expandir o projeto. Ele foi convidado pelo programa Investe Turismo, do Governo Federal, para fazer palestras e participar de reuniões para fomentar o turismo na região.

Uma pequena ação movimentou a economia e fazer os pequenos produtores conhecidos até mesmo fora da região. Pessoas de outras estados passaram a entrar em contato para saber mais do passeio. A região que aparentemente, não tinha potencial turístico, começou a ganhar visibilidade como o novo destino turístico da Região Serrana, causando impactos positivos e financeiros para a comunidade. O sucesso foi tanto que o chef Dann Mattos iniciou em setembro a participação no programa Manhã 10, da Rede Petrópolis de Televisão, na qual ele prepara receitas com ingredientes da região, contribuindo ainda mais para a divulgação da região.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).