Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Política

Câmara aprova lei de conscientização e inclusão de pessoas com autismo

Na última semana, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto que altera a lei 7.266 de 2014, criando medidas de conscientização e divulgação acerca dos Transtornos do Espectro Autista (TEA). A proposta, de autoria da vereadora Gilda Beatriz, foi aprovada em primeira e segunda discussão pelos parlamentares.

“São necessárias medidas que possam englobar a inclusão e a participação dos familiares de pessoas com autismo. Agora, estamos inserindo mais propostas de conscientização, como é o caso de cursos e treinamentos para profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e a realização de sessões especiais de cinema para as pessoas com autismo, que precisam de uma sala adequada para poderem participar”, declarou a vereadora Gilda Beatriz.

O primeiro artigo da proposta prevê a realização de seminários e cursos sobre o TEA; o segundo busca a formação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde; e a terceira mudança trata das sessões adaptadas. As pessoas com autismo precisam de pequenas adequações para aproveitarem o cinema, como salas mais iluminadas e o som mais baixo que o volume regular.

“Eu sempre busco parcerias para a exibição especial nos cinemas da nossa cidade. É de grande importância este tipo de ação. As sessões sempre atraem muitas pessoas, que querem assistir a um filme na tela do cinema, mas não conseguiriam da forma que estamos habituados. Pequenas mudanças podem agregar e incluir”, completou Gilda.

Após aprovada no plenário, a proposta segue para o Poder Executivo, que poderá sancionar ou vetar a nova regra para inclusão de pessoas com autismo.

Sessão Especial

Na próxima quarta-feira (4), às 15h, ocorrerá uma das sessões especiais de cinema, com salas adaptadas, como parte do Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, lei de autoria da vereadora Gilda Beatriz.

Mais informações podem ser obtidas na bilheteria do Top Cine Hiper Shopping ABC, Rua Teresa, 1415 – 2° Piso – Alto da Serra, ou no site www.cinemaxx.com.br.

Um Comentário

  1. Parabéns a criação de salas de cinema para autistas, é o que mais eles reclamam ; o som alto demais para eles! Bravo Vereadora Gilda Beatriz! Mais uma Vitória!

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).