Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Chef de Petrópolis é vencedor do Prêmio Nacional do Turismo

O chef petropolitano Dann Mattos foi o vencedor do Prêmio Nacional do Turismo, na categoria Produção Associada ao Turismo, entregue nesta semana em Belo Horizonte (MG). Realizado pelo Ministério do Turismo, Dann foi escolhido pelo trabalho realizado em Secretário, explorando o máximo de sabor dos produtos da região para a criação dos seus pratos e ainda promovendo um passeio turístico para que os clientes conheçam pessoalmente sítios de pequenos produtores locais, um passeio histórico cultural e gastronômico pelo distrito.

“Estar entre os três finalistas já foi uma vitória e tanto, nosso projeto é recente. Agora, ouvir que estávamos em primeiro? Não consegui segurar a emoção. Mas senti que não estava ali só representando um projeto, eu estava representando duas comunidades que eu amo – Secretário e Sebollas, representando os produtores, representando o Turismo Rural. Tenho orgulho de poder representar o povo do campo, tenho orgulho de ser do campo, tenho orgulho de poder usar a gastronomia para contribuir para mudar a realidade da comunidade rural”, destaca o chef, que colhe os frutos da dedicação ao longo de dois anos desde que inaugurou o restaurante Le Coq Bar & Bistrô.

Tudo começou quando o chef Dann Mattos criava receitas para o seu restaurante usando produtos locais. Quanto mais explorava a região e conhecia os produtores, mais necessidade sentia de espalhar as qualidades locais. Por isso iniciou um processo para catalogar os produtos e suas origens. Isso o colocou a conhecer caminhos históricos, ruínas e suas narrativas, e o envolvimento trouxe a curiosidade de estudar a história do local, descobrindo um verdadeiro tesouro que poderia ser utilizado em prol do turismo. Entusiasta, Dann criou um passeio turístico para levar os clientes e visitantes a conhecerem sítios de pequenos produtores locais de queijos, geleias e doces, alambique de cachaça e uma vinícola, a primeira do Rio de Janeiro a produzir vinhos finos, além de passear pela Estrada Real.

O prêmio teve por objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país. A categoria Produção Associada ao Turismo está vinculada a atividades artesanais, industriais, artísticas, gastronômicas ou de agropecuária que detenha atributos naturais e/ou culturais de uma determinada localidade ou região, capazes de agregar valor ao produto turístico. São as riquezas, os valores e os sabores brasileiros. É o design, o estilismo, a tecnologia: o moderno e o tradicional.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).