Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Mais 6 mil mudas de hortênsias vão ser plantadas no início deste ano

O serviço de plantio de hortênsias na cidade continua e só no mês de dezembro, 3 mil mudas de umas das flores mais características de Petrópolis foram colocadas em canteiros em locais como Alfredo Pachá, Roberto Silveira e Praça XIV Bis. Para o início de 2020, mais 6 mil mudas vão embelezar e colorir outros pontos do município. O trabalho é feito pelo setor de jardinagem da Comdep, desde o cultivo das flores. 

Tradição iniciada na década de 1910 com o então prefeito Oswaldo Cruz e que deu a Petrópolis o título simbólico de “Cidade das Hortênsias” entre 1960 e 1980, o trabalho de plantio ficou seis anos sem ser feito no município, até ser retomado em 2017. O prefeito Bernardo Rossi atendeu um pedido especial feito pelo Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão e o serviço iniciado há quase três anos continua rendendo frutos. 

Após o plantio, as flores desabrocham em cerca de cinco a seis meses. Nesse período, a equipe de jardinagem da Comdep rega os canteiros com frequência e utiliza também podas de árvores trituradas como adubo, para manter a terra úmida e permite crescimento das mudas. Elas podem chegar a 1,5 metro de altura, mas antes disso, elas são podadas – e a partir dessas podas, a própria Comdep faz o cultivo de novas mudas. 

Em 2017, foram plantadas 7,2 mil mudas de hortênsias. Já em 2018, 10 mil mudas foram colocadas em canteiros pela cidade. No início deste ano, o plantio chegou a 15 mil flores, além das 3 mil de dezembro. 

“Ou seja, considerando o que já está previsto para o início de 2020, estamos falando no plantio de mais de 41 mil mudas em pouco mais de três anos. E as mudas que foram plantadas agora em dezembro, mais ou menos no meio do ano que vem serão podadas e vão gerar novas mudas”, ressalta o presidente da Comdep, Wagner Silva. 

O setor de jardinagem da Comdep ainda é responsável por outros serviços. Em 2019, foram plantadas 37 mil mudas (além das hortênsias) até o início de dezembro. Também houve plantio de 5,5 mil metros quadrados de grama e 523 ações de manutenção de canteiros. Além disso, foram feitas 219 podas e 105 cortes de árvores – serviço sempre feito com orientação técnica da Secretaria de Meio Ambiente e, nas áreas alvo de tombamentos, anuência do Iphan. 

Um Comentário

  1. Poderia ter um programa de distribuição para q possamos também plantar.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).