Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Saúde

Secretaria de Saúde inicia cadastramento dos usuários da Atenção Primária

A partir deste mês, agentes comunitários dos Postos de Saúde da Família (PSF), o Centro de Saúde Coletiva e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) farão o cadastramento dos usuários. Esta é uma determinação do Ministério da Saúde, cujo objetivo é ampliar as informações sobre a população a fim de promover o planejamento de ações de saúde do SUS. Em Petrópolis, a meta é cadastrar 60 mil pessoas até o mês de abril.

Cerca de 250 agentes de saúde da rede já passaram por treinamento na Secretaria Municipal de Saúde para atuar no cadastramento dos usuários do SUS. Eles farão as visitas domiciliares identificados com o uniforme que consta de camiseta, colete de agente e também com crachá. Já no Centro de Saúde e nas UBS, o cadastramento será feito quando os usuários comparecerem para os atendimentos.

Os agentes comunitários também terão que incluir no sistema os usuários que não usam os serviços dos postos com frequência, mas que residam na área de atuação das unidades de saúde da família.

“É preciso que toda a população da área da unidade seja cadastrada, mesmo aquelas pessoas que não sejam usuárias frequentes dos serviços dos postos. Isto porque o SUS é mais do que exame e consulta. Ele é quem faz a fiscalização sanitária, a vacinação nas campanhas, ou seja, uma série de ações de saúde coletiva que precisam ser planejadas e que atingem a todos”, explicou a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

A base de dados do Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB), do Ministério da Saúde, revelou que o número de cadastros de usuários está abaixo do ideal no país. Segundo o órgão federal, hoje 87 milhões de pessoas estão cadastradas enquanto deveriam ter 150 milhões. Além utilizar as informações captadas com o cadastramento para o planejamento de ações de saúde, o financiamento dos serviços e programas de saúde será feito pelo Governo Federal com base nos dados do SISAB.

 “O cadastro precisa manter todos os dados atualizados, como endereço e telefones. Isso é muito importante, pois facilita a localização na hora de avisar sobre exames e consultas, fazer comunicados sobre doença que estão circulando, situação vacinal, campanhas de saúde entre outros serviços”, acrescentou a secretária de Saúde.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).