Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Saúde

Banco de Sangue Santa Teresa precisa de doadores com urgência


Deprecated: preg_split(): Passing null to parameter #3 ($limit) of type int is deprecated in /home/wwacon/public_html/wp-content/themes/jannah/framework/functions/post-functions.php on line 805

Neste período de férias escolares, os estoques do Banco de Sangue Santa Teresa estão abaixo do ideal. Em janeiro, as doações caem cerca de 45%, o que prejudica no fornecimento de sangue aos pacientes de hospitais públicos e privados.

Segundo Rodrigo Moreira, líder de captação do Banco de Sangue Santa Teresa, a situação exige atenção e mobilização da população.

“Precisamos receber, pelo menos, 80 doações diárias de sangue, para atender à demanda proveniente de situações emergenciais em que justamente nesse período podem ser mais complicadas, devido a acidentes de trânsito, pois há um número maior de pessoas viajando, além de desastres naturais e procedimentos em geral. Por isso, temos que estar prontos com estoques saudáveis para atender casos de emergência, caso ocorram. Vamos doar sangue e salvar muitas vidas”, diz.

Ainda de acordo com Moreira, todos os tipos de sangue são necessários nesta época de ano, principalmente O negativo.

“O tipo O negativo é universal e pode ser transfundido em qualquer pessoa, pois, em casos de extrema urgência, quando não há tempo para exames que comprovem qual o tipo de sangue do paciente, ele é utilizado pelos hospitais”, afirma.

Veja como é fácil doar:

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal).

O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

Sobre o Banco de Sangue Santa Teresa

O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 80 doações por dia para atender esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas que dependem dessas doações todos os dias e pacientes em tratamento contra câncer.

Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso.

Serviço

Endereço: Rua Paulino Afonso, 477, Bingen – Petrópolis
Dentro do Hospital Santa Teresa – Térreo
Horário: qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h
Telefones: (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355.
Estacionamento conveniado durante a doação no próprio Hospital


Deprecated: preg_split(): Passing null to parameter #3 ($limit) of type int is deprecated in /home/wwacon/public_html/wp-content/themes/jannah/framework/functions/post-functions.php on line 805
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).