Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Vendas para turistas representam 5% do faturamento mensal da Rua Teresa

Em média, Petrópolis recebe 2 milhões de turistas por ano. Além do turismo cultural e da gastronomia, os visitantes também vem em busca dos polos de moda da cidade, como a Rua Teresa.

“A Rua é muito conhecida. Temos clientes, que até revendem nossas roupas, do Grande Rio, Região dos Lagos, Costa Verde, Minas Gerais e Espírito Santo. Essas vendas já representam 5% do faturamento mensal da Rua. É moda de qualidade, democrática e com preços acessíveis. Esses elementos juntos numa cidade como Petrópolis são os atrativos perfeitos. Isso mostra a força que temos”, informa Denise Fiorini, presidente da Associação da Rua Teresa (ARTE).

Janeiro é o mês de aproveitar que a família está em férias e ir às compras. A expectativa da ARTE é que a partir da segunda quinzena do mês, o movimento volte ao normal na Rua. “É normal uma queda no movimento na primeira semana do ano, especialmente se compararmos com as últimas semanas do ano que são sempre excelentes para o comércio no geral”, complementa Denise.

Em 2019 a cidade alcançou a categoria A no Mapa do Turismo Nacional se destacando no setor. Isso significa que além do crescimento nos números de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem houve, também, aumento do fluxo turístico doméstico e internacional no município. E a Rua Teresa está dentro do circuito oferecido pela Associação de Guias de Turismo de Petrópolis. Hoje, a AGP tem 25 guias de turismo credenciados pelo Ministério do turismo e aptos a prestar informações precisas sobre a cidade.

“Nossos grupos sempre perguntam pela Rua Teresa durante os passeios que oferecemos. Normalmente programamos a visita à Rua para depois do almoço, porque de manhã fazemos os passeios culturais. Eles adoram os preços e a qualidade das roupas. Os turistas que fazem turismo de compras com turismo cultural geralmente compram para consumo próprio mesmo ou para presentear amigos e familiares”, revela a presidente da AGP, Ana Beatriz de Oliveira.

De acordo com levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis, o segmento de varejo de artigos de vestuário da Rua Teresa representa cerca de 50% do total de lojas de artigos do vestiário do comércio varejista do município. A Rua Teresa ainda é um dos principais polos de geração de empregos da cidade com 1000 lojas abertas, emprega cerca de 20 mil pessoas direta e indiretamente e é responsável por 14% do PIB do município.

A Rua Teresa está funcionando normalmente. Às segundas-feiras de 14h às 18h; de terça-feira a sábado, de 9h às 18h; e aos domingos de 10h às 17h.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).