Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Educação

Pais de uma parte dos alunos da rede municipal se preocupam por ainda não saberem em quais escolas seus filhos vão estudar

No dia 10 de janeiro, a Secretaria de Educação disponibilizou em seu site os resultados da pré-matrícula da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2020. Na listagem é possível conferir, através do aluno, a escola de destino, o turno, período ou ano e a data e o local onde os pais ou responsáveis devem comparecer para efetuar a matrícula. Contudo, alguns alunos ainda não sabem em quais escolas poderão se matricular, o que está causando preocupação por parte dos pais.

“Fui convocada a comparecer no dia 30 de janeiro em um dos polos de atendimento da Secretaria de Educação para resolver essa questão. Como assim vou ter que esperar ainda mais para saber aonde vão liberar a matrícula para a minha filha? A cada responsável foi dada a escolha de três escolas, do qual entendo ter o melhor ensino, porém, a Secretaria de Educação passou a ter novas regras para pré-matrícula, na qual a mesma escolhe a escola e também o turno que seu filho vai estudar, absurdo total! Eles agora priorizam aonde você mora e a escola mais próxima, ou seja, de nada adiantou as três opções que dei como escolha. E pior que a estipulação de datas extremamente ridícula, como marcam dia 30 de janeiro pra comparecer ao polo se as aulas começam no dia 03 ou 04 de fevereiro? Como você compra material escolar, uniformes tudo em cima da hora?”, questionou a mãe de um aluno.

“Escolhemos essas três opções, no meu caso, justamente por serem três escolas que tem um ensino bom. Agora, se eles decidirem realocar para as escolas que ainda tem vagas depois que todos já foram encaminhados, vai ficar muito em cima da hora para comprar material escolar, uniforme e resolver todas as pendências”, completa uma outra mãe de uma aluna da rede municipal.

Em nota, a prefeitura informou que “até o dia 29 de janeiro, a Secretaria de Educação estará efetivando as matrículas dos estudantes que se inscreveram no período da pré-matrícula e os pais e/ou responsáveis estão de acordo com as escolas para onde foram designados. Já a segunda fase da matrícula vai ocorrer nos dias 29, 30 e 31 de janeiro. Nesses dias, a Secretaria de Educação vai atender aqueles que se inscreveram na pré-matrícula, mas não conseguiram vaga em uma das três opções de escolas citadas. Vale salientar que o prazo é necessário para o conhecimento do quadro de vagas disponíveis em cada unidade escolar após o período de matrículas”.

A Secretaria de Educação esclareceu, ainda, que os estudantes não ficarão sem vagas. “Dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria de Educação – que fica na Rua da Imperatriz, nº 193, Centro – e no Polo de Educação de Itaipava – na Estrada União e Indústria, nº 11.590, sala 105. Informações adicionais também podem ser adquiridas através dos telefones: 2246 – 8683 e 2246-8685”, completa.

Rede municipal de Educação inicia matrícula de novos alunos

Nesse ano, a Secretaria de Educação disponibilizou sete polos de atendimento para a matrícula. Após 20 dias de cadastros, o sistema on-line registrou 1.516 inscrições para escolas da rede. Um cruzamento dos dados foi feito para registrar inscrições duplicadas e aqueles casos em que o aluno já estava matriculado em uma escola da rede e, ainda assim, foi feito o cadastro na pré-matrícula.

“Com o resultado e o local onde cada aluno deverá efetuar a matrícula é importante que os pais levem os documentos necessários, xerox, para facilitar o atendimento. Os polos descentralizam o atendimento no Centro e agilizam os trâmites”, explica a secretária de Educação, Marcia Palma.

Foram aceitas inscrições para 4º e 5º períodos da Educação Infantil; 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 9ª Fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA – Noturno). O mesmo sistema de pré-matrícula registrou em 2016 o total de 900 novas inscrições para o ano seguinte e, em 2017, o número total de cadastro foi de 1.185 para 2018. Em 2018 foram 1.102 inscrições para o ano letivo de 2019.

Estão funcionando como polos de efetivação de matrícula:

  • Casa da Educação Visconde de Mauá, Av. Barão do Rio Branco, 03 – Centro;
  • Polo de Educação de Itaipava, Estrada União e Indústria, 11590 A – Itaipava (Shopping 2000, sala 105);
  • CEU da Posse, Estrada União e Indústria, 746-844 – Posse;
  • Escola Municipal Vereador José Fernandes da Silva, Rua Teresa, 1781;
  • Escola Municipal Alto Independência, Rua Leonor Maia, 1670 – Alto Independência;
  • Colégio Anglicano de Araras, Estrada Bernardo Coutinho, 1643 – Araras;
  • Escola São Geraldo, Rua Divino Espírito Santo, 740 – Carangola.

Os documentos necessários para a efetivação da matrícula estão discriminados no site da prefeitura.

Transferências

Na segunda fase da matrícula – dias 29, 30 e 31 de janeiro, a Secretaria de Educação vai atender aqueles que se inscreveram na pré-matrícula, mas não conseguiram vaga em uma das três opções de escolas citadas.

Nos casos em que o aluno foi direcionado para uma das escolas escolhidas, mas os pais decidiram mudar de escola – apesar da escolha previa na pré– matricula – após a divulgação do resultado, é importante que o responsável efetue a matricula na escola designada no resultado e retorne à Secretaria de Educação, na primeira semana de fevereiro, para tentar a transferência.

Quem perdeu o prazo da pré-matrícula deverá esperar até a primeira semana de fevereiro.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).