Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Esporte

Competições de voo livre voltam a acontecer em fevereiro

ATUALIZAÇÃO (5/2): o evento foi cancelado devido à previsão de tempo ruim para este fim de semana. Uma nova data será anunciada depois do Carnaval.

Nos dias 8 e 9 de fevereiro, Petrópolis vai sediar a Copa Rio e o Serra Open. Os eventos serão realizados em umas das principais rampas do esporte e cartão postal do município, o Parque São Vicente. A montagem dos equipamentos começa às 10h e as decolagens dos atletas acontece entre 12h e 13h30. São 40 competidores inscritos, entre eles, o piloto equatoriano Raul Guerra e o campeão brasileiro Carlos Niemeyer.

No ano passado, um projeto de lei, sancionado pelo prefeito Bernardo Rossi, denominou a pista do Parque São Vicente área pública, permitindo que as competições retornem para o município. A administração do local será entre o Petrópolis Voo Clube (PVC) e a Associação de Parente de Petrópolis (APP), com a participação da Associação de Moradores do bairro. O objetivo é estimular o esporte, além de conservar o patrimônio histórico, cultural, esportivo e artístico do local.

Estão confirmados praticantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e outros estados. O evento conta também com uma programação variada, com um espaço gourmet e atividades para as crianças, com o apoio do Sesc.

“A cidade tem as melhores condições de decolagem e de voo do Estado. Decolamos em Petrópolis e pousamos na entrada da Serra, ali na Baixada Fluminense, onde temos ótimas pistas de pouso. Os atletas adoram esse percurso, já que podem aproveitar as belezas da nossa região, admiradas por todos”, explica Geraldo Magela, um dos organizadores da competição.

As distâncias das provas são determinadas pela condição meteorológica do dia, são de 50 até 100 km. O desafio dos pilotos é criar uma rota para as coordenadas determinadas por uma comissão – que é definida pelos participantes. O atleta que completar a prova em menos tempo é o vencedor.

O município conta com três rampas, que estão localizadas no Parque São Vicente, Morin e Siméria. Todas dão possibilidade de decolagem para todos os quadrantes de ventos. Segundo os organizadores do evento, acontecem cerca de mil decolagens nos meses quando as condições climáticas são mais favoráveis, entre setembro e fevereiro.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).