Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

Centro de Cultura recebe oficina para auxiliar idosos no uso de smartphones

Mesmo com a terceira idade cada vez mais conectada, ações simples como mandar uma mensagem ou baixar um aplicativo ainda podem ser um obstáculo para algumas pessoas. E foi pensando nisso que a aposentada Djanira de Oliveira Viveiros decidiu criar um projeto para que os idosos tenham mais acesso às informações sobre o uso das tecnologias móveis. Através de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e o Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), o projeto vai oferecer uma oficina gratuita, todas as quartas-feiras, das 9h às 12h, no Centro de Cultura Raul de Leoni.

As aulas começam já nesta quarta-feira (29) e as inscrições podem ser feitas no próprio dia, por qualquer pessoa. Para as aulas, dois estagiários do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento vão auxiliar os idosos participantes, mas o projeto também está em busca de voluntários que possam agregar ainda mais as aulas com mais informações.

Para as oficinas, os idosos precisam levar apenas os seus celulares. Além da dificuldade com aplicativos de mensagem, as aulas deverão tirar dúvidas sobre o uso de outras ferramentas que podem ser de grande utilidade para eles, como aplicativos de transporte urbano ou operações bancárias.

Para Djanira, criadora do projeto, a ideia surgiu de sua própria experiência. “Eu percebi a minha própria dificuldade. E muitas vezes, os filhos ou netos, não têm tempo de ensinar pros idosos e eles ficam sem apoio em casa. Tenho certeza de que o interesse vai ser grande”, explica.

Oficina técnica em “Programa Educativo-Cultural”

Já os interessados na oficina técnica gratuita em “Programa Educativo-Cultural”, que vai acontecer no Centro de Cultura Raul de Leoni nesta semana, podem fazer a pré-inscrição pela internet, no site: https://forms.gle/kcAZmPbd97SxMdBr5. A iniciativa, que é da Superintendência de Museus (SMU) da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa RJ (SECEC/RJ), por intermédio do Sistema Estadual de Museus – SIM-RJ, em parceria com o Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), também será realizada no dia 29 de janeiro, das 9h às 19h.

A oficina será ministrada por Beatriz Barcelos e Rômulo Morgado (Assistentes de Difusão SMU). Com 26 instituições museológicas, o público alvo da atividade em Petrópolis são profissionais de museus e centros culturais, de educação e agentes culturais.

Com a atividade, a Secretaria de Estado de Cultura inicia o Calendário 2020 de Oficinas de Capacitação Técnica no Estado do Rio de Janeiro nos meses de janeiro e fevereiro. A Oficina de Capacitação de Programa Educativo Cultural visa a apresentação do campo da Educação Museal em seus aspectos histórico, teórico, prático e em sua relação com a acessibilidade cultural.

Local para compartilhar ideias e experiências, a oficina buscará discutir sobre as dimensões e funções educativas dos museus; o planejamento de ações educativas, a partir de subsídios para elaboração do Programa Educativo Cultural e principais editais voltados para educação em museus; e também sobre os princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Museal (PNEM).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).