Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cinema

Cine Pagu lança filme realizado com crianças do bairro Independência

Um dos cineclubes mais atuantes de Petrópolis, o Cine Pagu já é conhecido por suas sessões itinerantes seguidas de debates, com foco em direitos humanos. No último ano, o cineclube ampliou seu campo de ação e passou a trabalhar também com formação básica em audiovisual, no projeto Cine Pagu na Escola. O projeto, que durante cinco meses atendeu 43 crianças de 8 a 14 anos do Centro Educacional Comunidade São Jorge, no Independência, teve como resultado final um curta-metragem, que será exibido neste sábado (15), às 14h, na Quadra do Lilico, que fica na praça principal do bairro.

Depois de semanas de oficinas de Introdução à Linguagem do Cinema, Roteiro, Fotografia e Cenografia, as crianças foram divididas em equipes para realização do filme: Direção + Atores (equipe liderada por Beatriz Ohana, diretora do filme); Fotografia (Equipe liderada por Mariana Rocha, diretora de fotografia); Cenografia (Equipe liderada por Sophia Ázara, diretora de arte); Produção (Equipe liderada por Vivian Amaral, produtora do set). Os ensaios com os atores aconteceram nos encontros posteriores, assim como as reuniões prévias de cada equipe, acertando os últimos detalhes para os dias de set. Foram cinco dias de filmagem, em três locações diferentes dentro do bairro. Após cinco meses intensos de trabalho, o resultado final é um curta-metragem repleto de aventura, imaginação e fantasia, que apresenta o olhar das crianças sobre o bairro em que vivem. E como todo o processo foi feito a partir do olhar das crianças, desde o roteiro até as etapas finais, com a trilha sonora não poderia ser diferente. A música original foi composta por Maicon Douglas Ribeiro, que também é ator no filme.

As oficinas de formação do Cine Pagu na Escola foram realizadas com a verba do Fundo Municipal de Cultura de Petrópolis, através do Edital de Seleção de Projetos Culturais, do Instituto Municipal de Cultura e Esportes. Para a realização do filme foi necessário também o apoio de diversas pessoas, lojas e empresas que fizeram doações em dinheiro, materiais ou serviços. “A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira” se tornou realidade graças ao comprometimento e esforço de diversos profissionais do cinema, do audiovisual, da música, da educação e da moda.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).