Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Petrópolis registra um caso de dengue e um caso de chikungunya

Durante o Carnaval, equipes da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, farão ações de orientação e distribuição de ventarolas e panfletos com informações sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zica e chikungunya. As ações serão realizadas durante a programação infantil de Carnaval da prefeitura. Este ano, o município ainda não registrou nenhum caso de zica. De dengue e chikungunya foram registrados um caso de cada.

As ações ocorrerão no dia 23 na Posse, Corrêas e Alto da Serra. No dia 24, as equipes estarão em Corrêas e Nogueira. No dia 25 em Nogueira e Pedro do Rio, sempre das 14h30 às 18h. Este ano, o município ainda não registrou nenhum caso de zica. De dengue e chikungunya foram registrados um caso de cada.

“É importante que as pessoas continuem atuando no combate ao mosquito porque o Estado está em alerta para um surto de dengue tipo 2, que volta a circular”, disse a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

Independentemente da estação do ano, o trabalho de combate aos vetores e de orientação à população é desenvolvido continuamente por meio de visitas domiciliares.  Nas visitas, são realizadas vistoria, destruição de criadouros e aplicação de larvicidas. No ano de 2019, 134.209 imóveis receberam a visita de agentes da Vigilância Ambiental.

A Secretaria Municipal de Saúde conta com 54 agentes de endemias. Seis novos agentes concursados foram convocados e está sendo finalizado o processo de contratação.

Além disso, o município promove o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti) periodicamente. O último foi realizado no início de fevereiro.

A orientação é para que a população ponha em prática os 10 Minutos Contra a Dengue, identificando e eliminando os criadouros de mosquitos em suas residências.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).