Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Programação em homenagem ao Dia da Mulher acontece na Praça de Nogueira

No sábado (07) e domingo (08), a Praça de Nogueira recebe o Festival do Mês da Mulher e Empoderamento (FEMME), um dos projetos selecionados no edital de projetos do Instituto Municipal de Cultura e Esportes. O evento gratuito, que é em homenagem ao Dia da Mulher, vai contar com oficinas de autodefesa para mulheres, recreação infantil, exposições, grafite, além de atrações musicais.

A programação musical começa no sábado (7), com o samba de raiz de Mayara Ferreira e Grupo Sussuarana, seguido de tributo à rockeira Rita Lee com a Banda Pagú e o MPB contemporâneo de Letícia Laranja Trio. A tarde de domingo (8), tem Bebel Nunes e Bruna Souza (pop e MPB), forró pé-de-serra com Tati Veras e termina com o tributo à música de Cássia Eller, do grupo Nós 4.

Algumas atividades ocorrerão nos dois dias de festival. As palhaças Cucaracha e Theobalda (Raquel Theo e Florencia Santángelo) farão uma irreverente intervenção sobre sororidade. As grafiteiras Mai Du e Ymaraz Almeida vão promover intervenções de grafites executados ao vivo com interação do público. O professor de artes marciais Rafael Motta, do Aiguara Artes Guerreiras, oferece uma oficina de estratégias e táticas de Autodefesa para mulheres, segundo os princípios e métodos do Taijiquan. E as crianças poderão participar de jogos e atividades recreativas ao longo da tarde.

O evento também terá um espaço audiovisual com a exposição de fotos “Retratos da Liberdade” da fotógrafa Mariana Kreischer e cabine de vídeo com exibição de curtas produzidos por petropolitanas e relacionados à questão social da mulher.

Ao longo da semana anterior ao Dia Internacional da Mulher, o projeto aportará em três escolas estaduais de ensino médio (CENIP, CEFET e Colégio Princesa Isabel) na iniciativa de promover a inclusão e a acessibilidade das atividades. Haverá exibição do filme “8M Petrópolis”, de Mariana Rocha, bate-papo com mediação da pesquisadora Drica Madeira e da advogada Mariana Barros, e apresentações de poesia falada, o Slam, com a poetisa Brenda Lima.

No ano passado, o IMCE lançou dois editais para seleção de projetos – de pequeno e médio porte – dos mais diversos segmentos, totalizando quase R$ 500 mil em investimentos do Fundo Municipal de Cultura. Foram selecionados projetos de música, dança, teatro, cinema, entre diversos outros.

Confira a programação:

4 de março (quarta-feira)

9h30 – Atividades CENIP

14h – Atividades Colégio Princesa Isabel

5 de março (quinta-feira)

17h30 – Atividades CEFET

7 de março (sábado)

13h às 17h – Recreação Infantil – Jogos e Brincadeiras
13h – Oficina de Autodefesa para Mulheres com Aiguara Artes Guerreiras
14h – Show Mayara Ferreira e Grupo Sussuarana
15h30 – Intervenção com palhaças Cucaracha e Theobalda
16h30 – Intervenção de Grafite | Mai Du e Ymaraz Almeida
17h – Show Banda Pagú – Tributo Rita Lee
20h – Show Letícia Laranja Trio

8 de março (domingo)

13h às 17h – Recreação Infantil – Jogos e brincadeiras
13h – Oficina de Autodefesa para Mulheres com Aiguara Artes Guerreiras
14h – Show Bebel Nunes e Bruna Souza
15h30 – Intervenção com palhaças Cucaracha e Theobalda
16h – Intervenção de Grafite | Mai Du e Ymaraz Almeida
16h30 – Show Tati Veras
18h30 – Show Nós4 – Tributo Cássia Eller

+ Exposição Retratos da Liberdade da fotógrafa Mariana Kreischer
+ Cabine audiovisual com o curta “8M Petrópolis” da cineasta Mariana Rocha e “Elas – Histórias de superação”, da pesquisadora Drica Madeira.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).