Em nota enviada nesta última sexta-feira (20), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que em conjunto com as empresas Abrint, NeoTV, SInditelebrasil, Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Telefônica e Tim, foi feito um compromisso público, com medidas para manter o Brasil conectado, de modo que o país possa atravessar a atual crise da melhor forma possível. Este compromisso per
I. Os serviços seguirão funcionando
As prestadoras adotarão planos de ação para que os serviços de telecomunicações continuem operando mesmo com a grande mudança no perfil de uso. Além disso, estão sendo adotadas medidas para que as equipes técnicas, administrativas e de atendimento continuem desempenhando suas funções com segurança para a saúde dos colaboradores e da população em geral, considerando as eventuais restrições de mobilidade impostas pelo poder público;
II. Os serviços de saúde e de segurança pública terão apoio especial
As prestadoras atenderão de forma prioritária os órgãos que prestam serviços de utilidade pública, como estabelecimentos de saúde. Do mesmo modo, colocarão à disposição do Ministério da Saúde o tridígito 196, para ações de atendimento que envolvam a atual pandemia;
III. As dificuldades do consumidor serão endereçadas
As prestadoras vão adequar os mecanismos de pagamento das faturas, viabilizando meios alternativos para que a população, mesmo em isolamento social, continue utilizando os serviços de telecomunicações. Atenção especial será dada aos consumidores que utilizam créditos pré-pagos;
IV. A população será bem informada
As prestadoras enviarão mensagens de alerta e informação à população conforme solicitado pelas autoridades competentes. E possibilitarão o acesso com gratuidade ao aplicativo Coronavirus, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.
A Anatel e as prestadoras de serviços de telecomunicações mencionadas acima manterão um gabinete de crise instaurado de modo que novas ações coordenadas possam ser feitas para mitigar os efeitos dessa crise.
Além disso, a Anatel manterá, no âmbito do Grupo de Gestão de Riscos e Acompanhamento do Desempenho das Redes de Telecomunicações (GGRR), um ambiente permanente de avaliação das condições de tráfego e capacidade das redes de telecomunicações, focando seus esforços no monitoramento das redes e na articulação, com prestadoras, poder público e demais setores privados, especialmente os provedores de conteúdo na internet, na adoção de todas as medidas necessárias para a superação da crise. Do mesmo modo, priorizará soluções emergenciais que tenham por principal objetivo a continuidade do serviço e seu acesso pela população brasileira, sobrepondo-as às regras criadas para momentos de normalidade.
Este compromisso público não impede a realização de medidas adicionais em benefício da sociedade pelas prestadoras.
eu tô sem internet da semana passada e nunca voltou e é NET claro resedencial Osasco sp
Vão se lascar, o técnico tem que se arriscar a pegar o vírus e levar para casa, pq os cliente que estão em situação de suspeita, ou em quarentena até mesmo por estar positivo para o vírus, eles não fala nada….porque querem que a internet esteja funcionando….isso é uma palhaçada….se for para emergência em hospitais, delegacias ou partições públicas que estejam envolvidos com o combate ao corona até concordo, agora o técnico ficar se expondo em residências, ai é demais..
Toda instalação nova deve ser suspensa imediatamente,reparos devem ser realizados até o poste do cliente,e o ideal é um atendimento por dia por cada técnico terminou vai para casa trocar de roupa ,sapato e se isolar em casa .
A vivo junto com a Telecom deveria liberar os funcionário pois eles também tem família…o perigo deles entraram na residência das pessoas contaminadas é grande porém ninguém vai saber como já fizeram com um técnico…o cliente fez ele fazer toda a instalação depois disse que estava contaminado com coronavírus!os médicos estão se arriscando por um bem maior porém os técnicos da Vivo entre outros não precisam fazer isso…a internet é uma coisa importante na vida de todos porém a vida de todos é mais importante que qualquer internet! E dá para viver uns dias sem internet sim! Todos em casa essa! Vivo e Telecom e as de mas… liberem seus técnicos para ficar em casa.😷☹️
Aqui saquarema rj a oi não faz nada estou sem internet já a 15 dias
Os técnicos estão se arriscando nas ruas entrando nas casas dos assinantes , e fora que eles também tem família e ainda acabam trazendo pra casa, se fosse somente pra nos casos especiais como hospital tudo bem mais não estão ao montes se contaminando nas ruas pq os assinantes só querem a internet e não vao dizer se estão contaminados não pensam nós outros …