Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Anatel e setor de telecom firmam compromisso público para manter Brasil conectado

Em nota enviada nesta última sexta-feira (20), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que em conjunto com as empresas Abrint, NeoTV, SInditelebrasil, Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Telefônica e Tim, foi feito um compromisso público, com medidas para manter o Brasil conectado, de modo que o país possa atravessar a atual crise da melhor forma possível. Este compromisso permanece aberto para adesão de novos signatários.

 I. Os serviços seguirão funcionando
As prestadoras adotarão planos de ação para que os serviços de telecomunicações continuem operando mesmo com a grande mudança no perfil de uso. Além disso, estão sendo adotadas medidas para que as equipes técnicas, administrativas e de atendimento continuem desempenhando suas funções com segurança para a saúde dos colaboradores e da população em geral, considerando as eventuais restrições de mobilidade impostas pelo poder público;

 II. Os serviços de saúde e de segurança pública terão apoio especial
As prestadoras atenderão de forma prioritária os órgãos que prestam serviços de utilidade pública, como estabelecimentos de saúde. Do mesmo modo, colocarão à disposição do Ministério da Saúde o tridígito 196, para ações de atendimento que envolvam a atual pandemia;

 III. As dificuldades do consumidor serão endereçadas
As prestadoras vão adequar os mecanismos de pagamento das faturas, viabilizando meios alternativos para que a população, mesmo em isolamento social, continue utilizando os serviços de telecomunicações. Atenção especial será dada aos consumidores que utilizam créditos pré-pagos;

 IV. A população será bem informada
As prestadoras enviarão mensagens de alerta e informação à população conforme solicitado pelas autoridades competentes. E possibilitarão o acesso com gratuidade ao aplicativo Coronavirus, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

A Anatel e as prestadoras de serviços de telecomunicações mencionadas acima manterão um gabinete de crise instaurado de modo que novas ações coordenadas possam ser feitas para mitigar os efeitos dessa crise.

Além disso, a Anatel manterá, no âmbito do Grupo de Gestão de Riscos e Acompanhamento do Desempenho das Redes de Telecomunicações (GGRR), um ambiente permanente de avaliação das condições de tráfego e capacidade das redes de telecomunicações, focando seus esforços no monitoramento das redes e na articulação, com prestadoras, poder público e demais setores privados, especialmente os provedores de conteúdo na internet, na adoção de todas as medidas necessárias para a superação da crise. Do mesmo modo, priorizará soluções emergenciais que tenham por principal objetivo a continuidade do serviço e seu acesso pela população brasileira, sobrepondo-as às regras criadas para momentos de normalidade.

Este compromisso público não impede a realização de medidas adicionais em benefício da sociedade pelas prestadoras.

 

6 Comentários

  1. Vão se lascar, o técnico tem que se arriscar a pegar o vírus e levar para casa, pq os cliente que estão em situação de suspeita, ou em quarentena até mesmo por estar positivo para o vírus, eles não fala nada….porque querem que a internet esteja funcionando….isso é uma palhaçada….se for para emergência em hospitais, delegacias ou partições públicas que estejam envolvidos com o combate ao corona até concordo, agora o técnico ficar se expondo em residências, ai é demais..

    1. Toda instalação nova deve ser suspensa imediatamente,reparos devem ser realizados até o poste do cliente,e o ideal é um atendimento por dia por cada técnico terminou vai para casa trocar de roupa ,sapato e se isolar em casa .

  2. A vivo junto com a Telecom deveria liberar os funcionário pois eles também tem família…o perigo deles entraram na residência das pessoas contaminadas é grande porém ninguém vai saber como já fizeram com um técnico…o cliente fez ele fazer toda a instalação depois disse que estava contaminado com coronavírus!os médicos estão se arriscando por um bem maior porém os técnicos da Vivo entre outros não precisam fazer isso…a internet é uma coisa importante na vida de todos porém a vida de todos é mais importante que qualquer internet! E dá para viver uns dias sem internet sim! Todos em casa essa! Vivo e Telecom e as de mas… liberem seus técnicos para ficar em casa.😷☹️

  3. Aqui saquarema rj a oi não faz nada estou sem internet já a 15 dias

  4. Os técnicos estão se arriscando nas ruas entrando nas casas dos assinantes , e fora que eles também tem família e ainda acabam trazendo pra casa, se fosse somente pra nos casos especiais como hospital tudo bem mais não estão ao montes se contaminando nas ruas pq os assinantes só querem a internet e não vao dizer se estão contaminados não pensam nós outros …

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).