Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Pesquisadores do LNCC, UFMG e UFRJ sequenciam os primeiros 19 genomas do Covid-19

Durante o final de semana de 21 de março, pesquisadores do LNCC, UFMG e UFRJ sequenciaram em tempo recorde (48h) os primeiros 19 genomas da Covid-19 de pacientes dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo, ampliando a cobertura nacional da vigilância genômica viral. Esta iniciativa contou com a parceria de pesquisadores da USP (CADDE) e da universidade de Oxford na Inglaterra, além de alunos de pós graduação do nosso país.

As amostras foram coletadas de pacientes atendidos pela UFRJ, e laboratórios Hermes Pardini e Símile de Belo Horizonte. O sequenciamento foi realizado no Laboratório de Bioinformática do LNCC, localizado em Petrópolis. O sequenciamento dos genomas analisados demonstrou geneticamente que o SARS-CoV-2 foi introduzido no Brasil oriundo de diversos países europeus além de casos importados da China, em menor número. Além disso, as nossas análises genéticas confirmaram a transmissão local do SARS-CoV-2 dentro do nosso país, reforçando a necessidade do isolamento social e testagem como medidas preventivas da transmissão do COVID-19 no Brasil.

Este projeto contou ainda com suporte da FAPERJ, FAPEMIG, MCTIC, CADDE e LNCC.

Por que sequenciar o genoma do novo coronavírus é importante?

Segundo informações da Super Interessante, “sequenciar o genoma do vírus dá importantes pistas para entendermos sua origem, evolução e desenvolver possíveis vacinas e curas. Em todo ser vivo, o material genético contém as informações para sua reprodução e replicação – nos humanos, por exemplo, esses dados estão codificados em uma fita dupla chamada DNA. Se os vírus são seres vivos ou não é um debate acalorado, mas o fato é que eles também têm material genético, só não possuem o maquinário celular necessário para cumprir as instruções. Por isso, eles parasitam células vivas e utilizam seus recursos para se replicarem.”

3 Comentários

  1. Parabéns a todos Profissionais envolvidos em todo “trabalho” no árduo dever cí vico tão desafiante na defesa da Saúde Pública em nossa querida Petrópolis. Gratidão à todos!!!!

    1. mto interessante a matéria…
      devería ser criado tópico referente a “ciência e tecnología” no quadro resumo

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).