A pandemia do coronavírus (Covid-19) está sendo aproveitada por pessoas mal-intencionadas que se utilizam de golpes e fraudes para roubar dados pessoais, entre outros fins que colocam em risco os consumidores.
Veja alguns exemplos:
A Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) alerta que não envia links por WhatsApp ou por SMS, nem faz promoções ou dá prêmios.
Confira algumas recomendações:
· Não abram links desconhecidos;
· Nunca forneçam suas informações pessoais em sites e aplicativos que não reconheça;
· Desconfie de e-mails de desconhecidos e com assuntos apelativos ou alarmantes (Fulano morreu; Veja as fotos proibidas de Sicrana; Como ganhar um milhão sem sair da cama; Sua caixa de correio está lotada);
· Cuide (muito) bem das suas senhas (use a verificação em duas etapas);
· Mantenha atualizados seu sistema, antivírus e firewall;
· Aceite que todos nós somos vulneráveis e desconfie até da sombra virtual;
. Confira os links dos site para verificar se há letras estranhas, números adicionais ou qualquer coisa que pareça fora do normal;
. Considere a forma como a mensagem foi compartilhada, pois posts no Facebook, grupos de WhatsApp e tweets podem ser escritos e adulterados por qualquer um.
Caso suspeite de tentativa de golpes ou fraudes, o consumidor pode se informar no site da Anatel (www.anatel.gov.br). Se for lesado ou se sentir ameaçado, deve registrar ocorrência policial.