Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Recém-nascida testa positivo para Covid-19 em Petrópolis

Uma menina, recém-nascida, é a mais nova contaminada pela Covid-19 em Petrópolis. A notificação foi feita pela Vigilância Epidemiológica na tarde desta quarta-feira (29). A criança está internada na unidade neonatal do Hospital Alcides Carneiro desde o parto, realizado no dia 19 de abril, com complicações respiratórias que vêm sendo acompanhadas e tratadas pelos médicos pediatras da unidade.

Segundo a equipe médica que atendeu a gestante, sua internação para o procedimento de parto ocorreu dia 19 deste mês e a paciente já apresentava sintomas da doença, como tosse e desconforto respiratório. Após o parto ela precisou ser entubada e seu estado de saúde se agravou rapidamente.

Com sintomas mais claros da Covid-19, os médicos autorizaram a coleta de material para exames no dia seguinte (20). Ainda segundo a equipe, a paciente faleceu no dia 23 de abril, apenas quatro dias após a internação. Ela tinha 36 anos e era moradora do bairro Mosela.

A criança nasceu num parto, considerado pela equipe médica, complicado e urgente. Segundo informações do próprio hospital, a mãe entrou na unidade já em trabalho de parto e sem nenhum dos exames requisitados no acompanhamento natural da gestação, por intermédio do pré-natal.

De acordo com o diretor médico do HAC, Victor de Souza, embora a criança já possua a confirmação para a Covid-19, ela não apresenta sintomas claros da doença que justifiquem sua internação. “Ela está respirando por meio de ventilação mecânica porque aspirou muitos líquidos durante o parto difícil, inclusive fezes, o que afetou, diretamente, os pulmões que ainda são frágeis. Muitas pessoas acreditam que a Covid-19 tenha a empurrado para o quadro de saúde atual, o que não procede. Ela está entubada por complicações que nada tem a ver com o coronavírus. A mãe nunca fez os exames pré-natais e isso dificultou muito o momento do parto. A equipe médica fez um verdadeiro milagre para salvar a criança”, afirmou o médico.

Após o parto, a mãe apresentou severa crise respiratória e também precisou de ajuda com aparelhos de respiração artificial. Ela permaneceu internada até dia 23 de abril, quando faleceu. Médicos responsáveis pelo caso suspeitam que a contaminação possa ter ocorrido durante o parto da menina. A equipe técnica da Secretaria de Saúde do município permanece aguardando para a próxima semana o resultado dos exames realizados na paciente, que teve seu exame coletado no último dia 20.

De acordo com o boletim desta quarta-feira (29), dos 471 casos testados em Petrópolis, 178 casos deram negativo; 148 positivos, 145 ainda estão em análise, há 38 internados, 41 recuperados e 9 óbitos.

 

*Matéria atualizada em 30 de abril, às 15h55

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).