Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Controle sanitário continua nas entradas da cidade

De acordo com relatório que é feito diariamente pela CPTrans, do dia 23 de março até ontem, feriado do Dia do Trabalho, mais de 900 veículos foram orientados a retornar para as cidades de origem através do controle sanitário que está sendo feito nas principais entradas da cidade. Segundo a prefeitura, equipes se revezam 24h nos pontos ativos.

Para que um carro possa entrar em Petrópolis, o condutor e os ocupantes que com ele estiverem, devem comprovar residência ou domicílio na cidade. Também podem acessar o município os condutores e ocupantes que comprovarem atividade profissional a ser realizada no dia da abordagem. O decreto ainda aponta que profissionais de saúde, agentes públicos a serviço, correios, militares da ativa, advogados a serviço e sócios de empresas com sede em Petrópolis, exceto microempreendedor, podem entrar sem restrições. Os veículos classificados como ambulância e viaturas de forças de segurança, de transporte de gêneros alimentícios, medicinais, de combustível e mercadorias de caráter essencial também estão isentos das restrições.

Por intermédio do decreto municipal 1.169 do dia 28 de abril deste ano, o município reforçou as medidas de atuação do controle sanitário instalado nas entradas da cidade. Com a publicação, os ocupantes de veículos com registro de licenciamento de outros municípios, incluindo táxis ou transporte por aplicativo, provenientes de locais onde há casos confirmados de Covid-19, estão proibidos de adentrar em Petrópolis. Os ônibus intermunicipais também já estão proibidos de circular desde o início do mês de março.

“Vale ressaltar que esse decreto altera a redação do parágrafo 3º do artigo 3º do decreto 1.105 do dia 23 de março. Essa ação tem como objetivo resguardar ainda mais a população de Petrópolis. Não podemos ter uma sobrecarga dos leitos hospitalares e, para isso, o controle sanitário precisa ser mais rigoroso. Não podemos permitir que o isolamento social que solicitamos seja prejudicado. Precisamos proteger a cidade e por isso peço como faço desde o início desta pandemia, para que todas as pessoas fiquem em casa para o bem coletivo”, ressalta o prefeito Bernardo Rossi.

Com a nova redação, está delegada aos servidores da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública (SSOP), Guardas Civis e agentes da CPTrans, solicitar a parada dos veículos nas barreiras para aferição de temperatura, averiguação do motivo da viagem para certificar que o mesmo se adequa a alguma exceção prevista no decreto. Os agentes também estão embasados a solicitar documentos para o enquadramento do condutor, dos passageiros, a fim de certificar que estão de acordo com as exceções previstas. Caso seja verificado que o condutor não se enquadre nas determinações, os agentes estão autorizados a proceder com a proibição de entrada em Petrópolis.

Empresa Trel é flagrada por secretarias operando linhas intermunicipais

Na manhã de quinta-feira (30.04), uma operação montada pela Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública (SSOP), Procon/Petrópolis-RJ, Guarda Civil e Vigilância Sanitária (com apoio da Polícia Militar) flagrou dois ônibus da empresa Trel – Transturismo Rei LTDA descumprindo os decretos municipais e estaduais – além da decisão da 4ª Vara Cível de Petrópolis, que determinaram a interrupção das viagens intermunicipais no período de combate à Covid-19. Os veículos e os funcionários da empresa da Baixada Fluminense foram conduzidos para a 105ª Delegacia de Polícia, no Retiro, por descumprimento à ordem.

A operação teve início às 5h. O primeiro ônibus foi interceptado às 5h50 pelos agentes públicos, quando desembarcava passageiros no bairro Meio da Serra, em Petrópolis. O veículo partiu do distrito de Campos Elísios, em Duque de Caxias, recebendo passageiros também no distrito de Piabetá, em Magé. No letreiro, a informação de que a viagem tinha Petrópolis como destino.

“Nós recebemos relatos dos agentes que atuam no corredor sanitário do bairro Alto da Serra de que, especialmente no primeiro horário da manhã, os ônibus das linhas municipais, que atendem ao bairro Meio da Serra, estavam subindo a Estrada da Serra Velha da Estrela com muitos passageiros”, relata secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública – SSOP, Karina Bronzo.

Além do ônibus que atendia o primeiro horário da manhã, os agentes flagraram um segundo veículo (às 6h15), este com letreiro indicando que o destino era o bairro Meio da Serra. Ao todo, 54 passageiros desembarcaram nas duas viagens. 

Boa parte dos passageiros seguiram para linhas municipais de Petrópolis. Eles tiveram a temperatura aferida pela equipe de saúde no controle sanitário, mesmo sem saber como retornariam para as cidades de origem. Os agentes públicos interromperam a operação da empresa e encaminharam os veículos flagrados para a 105ª DP. A viação Trel recebeu autuação da Vigilância Sanitária e da SSOP, pela aglomeração e pelo descumprimento dos decretos. Também foi autuada pelo Procon/Petrópolis, que já havia intimado a empresa a “cessar qualquer prática que estimule o consumidor/cidadão a descumprir o que determina o decreto municipal 1.095/20”.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).