Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Cultura & Lazer

Artistas de Petrópolis já podem se inscrever no edital que vai selecionar apresentações culturais

A partir desta segunda-feira (18), artistas de Petrópolis podem se inscrever no edital lançado pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) que vai selecionar até 100 projetos de apresentações culturais pela internet. As inscrições poderão ser feitas no site da prefeitura, no link: http://web2.petropolis.rj.gov.br/imce/fiqueemcasacomcultura/.  A proposta é de oferecer não só entretenimento para a população, neste período de isolamento social, como também uma forma de aquecer a cadeia produtiva da cultura, um dos setores mais prejudicados pela pandemia por conta dos cancelamentos de eventos.

Com as produções paralisadas, além de museus, teatros e o Centro de Cultura Raul de Leoni fechados, o objetivo é fazer com que a oferta de conteúdo cultural continue através das plataformas digitais. Serão aceitos projetos apresentados em formato de vídeo com até 50 MB e no mínimo de 15 e máximo de 30 minutos com conteúdo cultural que seja desenvolvido por agentes do município. O valor investido será, inicialmente, de R$ 120 mil, ou seja, R$ 1.200 para cada projeto selecionado.


Mais em: Artistas de Petrópolis fazem lives durante a quarentena


O vídeo deverá ser produzido individualmente, ou no máximo por dois artistas, desde que residam no mesmo endereço, e mediante apresentação de comprovante de residência de ambos. A seleção de projetos culturais será realizada em duas categorias: projetos que sejam desenvolvidos especificamente para o edital ou vídeos já veiculados anteriormente, desde que apresentados nos formatos estabelecidos pelo edital.

“Vamos aceitar projetos dos diversos segmentos culturais, como performances musicais, cênicas, e de dança; vídeo aulas; oficinas, entre diversas outras. E todos os projetos receberão uma ajuda de custo, o que vai ser muito importante para a classe”, acrescenta o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Renato Freixiela.

Poderão se inscrever ainda projetos de leitura dramatizada; recital; contação de histórias; filmes; animações; palestras sobre conteúdo cultural; entre outros. Os projetos deverão ser enquadrados em uma das seguintes áreas: Artesanato, Artes Plásticas/Visuais, Audiovisual, Bandas Marciais, Canto Coral, Culturas Afro-brasileiras, Indígenas e Populares, Cultura Germânica, Cultura Urbana, Dança, Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos, Literatura, Música, Teatro ou Patrimônio Histórico.

A seleção será conduzida pelo DELCA – Departamento de Licitações e Contratos Administrativos da Prefeitura Municipal de Petrópolis, sendo que a análise técnica dos projetos será realizada pela comissão de avaliação formada por servidores do IMCE. As inscrições poderão ser feitas até o dia 04 de junho.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).