Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Educação

LNCC inicia ciclo de palestras virtuais com colóquio sobre pandemia e genômica

Em comemoração aos seus 40 anos completados neste ano, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) lança a série “Seminários LNCC 40 anos”, uma programação especial e gratuita que será transmitida virtualmente e ao vivo através da plataforma Zoom Webinar.

As palestras serão ministradas por pesquisadores do LNCC e de outras instituições nacionais e internacionais, abordando diversos temas de pesquisa realizadas no LNCC, como Inteligência Artificial, Bioinformática, Modelagem Molecular, prospecção de hidrocarbonetos em reservatórios de petróleo, Medicina assistida por Modelagem Computacional, processamento de sinais, entre outros.

Diversas destas pesquisas foram possibilitadas a partir da instalação do Supercomputador Santos Dumont na sede do LNCC, que após a recente expansão, possui capacidade de processamento de 5 petaflops, sendo o maior supercomputador da América Latina. Atualmente, o SDumont executa 133 projetos em andamento de 12 estados diferentes, distribuídos 26 áreas do conhecimento. Diante da pandemia do Covid-19, foi realizada uma parceria LNCC-Petrobrás que disponibiliza o uso da parte da máquina utilizada pela Petrobrás para projetos relacionados à pandemia, como o projeto de predição do enovelamento de proteínas FOLDING@HOME (F@H).

Abrindo a programação, no próximo dia 28 de maio, às 10h, será realizado o “Colóquio LNCC 40 anos” com a participação do convidado Mauricio Lima Barreto, pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Bahia), e da pesquisadora do LNCC, Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos. Os pesquisadores abordarão os temas: “Pandemias: os seus mistérios e desafios para a ciência” e “Vigilância Genômica e sua importância na pandemia da Covid-19”.

As palestras são gratuitas e abertas ao público em geral através do aplicativo Zoom (download disponível em https://zoom.us/), sendo também transmitido ao vivo pelo canal do LNCC no YouTube. Para se inscrever neste webinar, utilize o QR code do cartaz ou acesse o link: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_5BHHYmP2SRqYPguHVUQAug.

O LNCC atua como Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e completa 40 anos de existência este ano. Ao longo de sua história, vem promovendo infraestrutura computacional de alto desempenho, construção e aplicação de modelos e métodos matemáticos e computacionais e soluções de problemas científicos e tecnológicos em atendimento às demandas da sociedade.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).