Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Saúde

Vacina contra a gripe é aberta ao público em geral

A partir desta semana, a vacinação contra a gripe H1N1 será aplicada a toda a população. A informação veio do Ministério da Saúde no início da noite desta terça-feira (30). Todos os grupos serão mantidos na ação, enquanto durarem os estoques. Todos os 40 postos de Petrópolis se encontram abastecidos e em pleno funcionamento.

De acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina contra a gripe é eficaz contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é segura e reduz as complicações que podem levar a casos graves da doença e óbitos. Ela não tem eficácia contra o novo coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

Ainda de acordo com o Ministério, até maio de 2020, foram registrados 1.517 casos de influenza (gripe) em todo o país, com 209 mortes. Do total de casos, 588 foram casos de influenza A (H1N1), com 79 óbitos; 64 casos e 13 óbitos por influenza A (H3N2), 374 de influenza A não subtipado, com 63 mortes; e 491 casos e 54 óbitos por influenza B.

A campanha buscava a imunização do grupo prioritário, formado por idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, membros das forças de segurança ou salvamento, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (pós-parto até 45 dias) e pessoas de 55 a 59 anos de idade.

Como mais de 18 milhões de pessoas do público prioritário ainda não se vacinaram, o Ministério da Saúde recomendou aos estados e municípios a estenderem a vacinação à população em geral até quando durarem os estoques da vacina, excedentes da campanha. A medida tem como objetivo evitar o desperdício de doses nas localidades que não alcançaram a meta de imunização no público-alvo, que continua sendo prioritário.

 

*Com informações do Ministério da Saúde

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).