Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Fiscalização apura denúncias de aglomeração em ônibus no terminal Itaipava

No fim da tarde desta última segunda-feira (6), fiscais de Posturas, da Vigilância Sanitária, da CPTrans e Procon, com a apoio da Guarda Civil, apuraram denúncias de aglomeração de passageiros no transporte público. A ação deflagrada no terminal de Itaipava faz parte do planejamento das ações de fiscalização em decorrência da retomada das atividades econômicas.

Segundo a secretária de Segurança, Serviços e Ordem Pública – SSOP, Karina Bronzo, que coordenou a ação no fim da tarde, o objetivo é garantir o cumprimento dos decretos e das normas técnicas estabelecidas pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e da CPTrans.

“Além do uso obrigatório da máscara, tanto por parte dos passageiros, quanto por parte dos funcionários das empresas de ônibus, estamos verificando se o número de pessoas dentro do veículo corresponde à orientação que foi dada às empresas”, ressalta.

A ação que também averiguou se a higienização dos coletivos vem sendo feita de acordo com os protocolos, será continua e atuará tanto nos demais terminais da cidade, quanto no embarque de passageiros fora dos terminais.

“É uma operação continua que serve para checar se o controle está sendo feito também no embarque nos pontos de ônibus”, revela a secretária.

Três festas são encerradas em ações de fiscalização no fim de semana

Já no último fim de semana, três festas foram encerradas, duas delas no mesmo local. Em Corrêas uma festa de aniversário reuniu cerca de 50 pessoas na noite de sábado (4). Na tarde de domingo (5), a comemoração continuou no mesmo local. Nesta segunda ocasião, quando a Fiscalização de Posturas chegou no endereço com a Guarda Civil e com a Polícia Militar, o aniversariante fugiu. Ele foi identificado e receberá multa.

Na Posse, agentes da PM e da 106ª DP encerraram uma festa de música eletrônica realizada em um sítio. O responsável pelo evento foi levado para a delegacia.

A realização de atividades e eventos com público está proibida desde o dia 13 de maio, quando foi editado o primeiro decreto de enfrentamento à pandemia no município. O funcionamento de bares está proibido desde o dia 20 de março e não há previsão para retomada destas atividades.

“Algumas atividades já começaram a ser liberadas para a retomada, mas isso não inclui nem bares nem eventos. E mesmo para aquelas atividades que puderam voltar a funcionar, foram adotadas uma série de cuidados para que se mantenha a prevenção ao coronavírus, como a redução da capacidade de atendimento, distância entre as pessoas, higiene. Toda população deve ter essa preocupação também e se prevenir”, reforça a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

As equipes de fiscalização estão atuando entre Quitandinha e Corrêas; nos bairros de Corrêas, Nogueira, Itaipava e Araras; e em Secretário e nos distritos de Pedro do Rio e Posse.

“Nós temos 45 agentes de todos os órgãos de fiscalização, incluindo Posturas, Vigilância, Meio Ambiente, Procon, e ainda contamos com apoio da Guarda Civil e Polícia Militar. Estamos nos dividindo em três áreas para cobrir a cidade e atuamos todos os dias. Mas é fundamental que as pessoas que o controle dessa doença é papel de cada um. Só com o cuidado efetivo de cada pessoa é que conseguiremos nos proteger do coronavírus”, ressalta a secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Karina Bronzo.

No último fim de semana, além das festas que foram encerradas pela fiscalização, um supermercado foi intimado a tomar providências para evitar aglomerações no estabelecimento no Centro, um bar foi fechado no Mercado Municipal e outro, interditado na Posse. Também houve ações em Cascatinha, Bingen, Quissamã, Quitandinha e Pedro do Rio.

A fiscalização sobre o cumprimento dos decretos municipais já ocorre há quase quatro meses. Neste período, foram feitas 120 intimações para fechamento de estabelecimentos que estavam funcionando sem autorização e aplicadas 72 multas por causa dessa irregularidade. Também foram realizadas 51 intimações para estabelecimentos adotarem medidas para evitar aglomerações e aplicadas 34 multas.

Lembrando que denúncias de aglomerações podem ser feitas ao SSOP pelos números (24) 2243-9043 e (24) 99860-0845.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).