Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Aniversário de Santos Dumont é celebrado nesta segunda

Há 147 anos nascia Alberto Santos Dumont. Nascido em 20 de julho de 1873, na Fazenda Cabangu, em João Gomes – hoje Santos Dumont, em Minas Gerais, o inventor se apaixonou por Petrópolis e escolheu a Cidade Imperial para construir sua casa de descanso. Amigo de personalidades ligadas a Petrópolis, como Franklin Sampaio e Princesa Isabel, o inventor usava a serra para passar seu tempo livre. Foi na “Encantada”, que Santos Dumont escreveu um de seus dois livros, a obra intitulada “O que eu vi e o que nós veremos”.

Construída no antigo morro do Encanto em 1918, foi em 18 de abril que efetuou a compra do terreno. A casa foi desenhada e planejada por Alberto Santos Dumont com ajuda do engenheiro Eduardo Pederneiras para servir de residência de verão e devido à sua localização, foi carinhosamente apelidada de “A Encantada”.

A Encantada revela muito da personalidade de Santos Dumont. Uma ampla sala servia-lhe ao mesmo tempo de biblioteca e escritório; no pavimento inferior, sua oficina e laboratório, na parte de cima, banheiro e quarto de dormir. No terraço, encravado na cobertura de folhas de flandres, o observatório onde passava horas admirando os astros. O prédio é um chalé do tipo alpino francês.

Uma curiosidade da casa é que não tinha cozinha e todas as refeições vinham do Palace Hotel, atual prédio da Universidade Católica de Petrópolis, junto ao Relógio de Flores.

Chama a atenção do visitante a escada recortada em forma de raquete, o que obriga a quem deseja subi-la, a sempre começar com o pé direito.

Seus sobrinhos e únicos herdeiros resolvem então doar “A Encantada” à Prefeitura de Petrópolis para que nela fosse instalada uma instituição que perpetuasse a memória do inventor. No ano de 2012, a Casa ganhou um importante anexo, com acessibilidade e maquetes táteis para visitantes com necessidades especiais denominado Centro Cultural 14 Bis, na Rua do Encanto, nº 158. No momento, os pontos turísticos de Petrópolis estão fechados devido à pandemia de Covid-19.

supercomputadorTambém em homenagem ao inventor, o maior supercomputador da América Latina leva o seu nome. Localizado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI), no interior da instalação, encontra-se a famosa frase de Santos Dumont: “o homem há de voar”. Por ser petaflópico, ou seja, realiza até 1015 operações de ponto flutuante por segundo, equivalente a operações de somas e subtrações, simbolicamente o supercomputador “voa”.

Minissérie sobre Santos Dumont

Com cenas gravadas no Museu Casa de Santos Dumont e em diversas ruas de Petrópolis, a minissérie “Santos Dumont: mais leve que o ar” está disponível no streaming da HBO GO. A produção da HBO tem seis episódios e vai mostrar todos os períodos da vida do “Pai da Aviação”.

Dirigida por Estevão Ciavatta e Fernando Acquarone, esta é a primeira coprodução de uma minissérie histórica, baseada na vida e na época do pioneiro da aviação brasileira, Alberto Santos Dumont. Em Petrópolis, foram cerca de 130 horas de trabalho em agosto do ano passado, com mais de 90 pessoas envolvidas – chegando até a 110 em alguns dias. Quatro pousadas foram ocupadas pela equipe, que veio com quatro caminhões de equipamentos e um de figurinos. A produção contratou mais de 100 figurantes de Petrópolis para as filmagens.

O ator João Pedro Zappa interpreta o inventor em sua fase adulta. E o ator Gilberto Gawronski revive o pai da aviação mais velho, no período que construiu a “Encantada” em Petrópolis.

*Com informações do Visite Petrópolis

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).