Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Agenda cultural

Programação do Festival de Inverno on-line começa nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (5) tem início a programação do Festival de Inverno da Dell’Arte que, devido à pandemia, acontece on-line, no canal do YouTube da instituição. Até domingo (9), serão mais de 80 atrações durante 11 horas diárias, entre ações educativas, música clássica, conteúdos didáticos, diálogos musicais, MPB, samba, jazz, instrumental, orquestras e balés internacionais. A programação acontece de 10h às 23h.

A Campanha da Solidariedade já virou marca do Festival de Inverno da Dell’Arte. Em anos anteriores, a ação solicitava a doação de um alimento não perecível ao público presente nas apresentações e o material arrecadado era repassado à instituições filantrópicas da cidade. Neste ano, o público também poderá ajudar, mas de uma forma diferente: a Mitra Diocesana de Petrópolis e o Rotary Club Petrópolis Bingen receberão as doações através do QR Code do aplicativo PicPay, veiculado durante a transmissão da programação do Festival de Inverno. Tudo o que for arrecadado irá para entidades indicadas pela duas instituições que, em parceria, farão a distribuição de cestas básicas para obras sociais carentes e famílias em vulnerabilidade social.

Programação

O festival se divide em faixas específicas e a programação será ancorada pelo cantor e compositor Tim Rescala e a violinista Priscila Rato direto do estúdio no Rio, convocando as apresentações (pré-gravadas, para garantir a qualidade do som) e interações (ao vivo) dos artistas, num desfile de obras que vão da Renascença ao jazz e à MPB, além de espetáculos de dança. Todos os dias começam com uma Ação Educativa, das 10h às 12h. A faixa Meu Primeiro Festival Online tem tradução em libras e apresenta contadores de histórias, oficinas musicais e artísticas, teatro circense e shows, direcionadas para as crianças e garotada, comandadas por Marcelo Caldi, Kiko Menezes, Juliana Maria Costa, Bruno Descaves, os grupos Farra de Brinquedo e Céu na Terra e outros.

Depois vem a faixa dos tradicionais Concertos ao Meio-Dia, uma programação de música clássica que privilegia, por uma hora, jovens artistas nacionais, como Felipe Naim, Aleyson Scopel & Gabriela Queiroz, Ligia Moreno, Patrick Rodrigues, Duo Vivace, entre outros, executando obras de gênios como Rachmaninov, Schubert, Beethoven e Henrique Oswald.

Em seguida, entre 13h e 15h, artistas de Petrópolis e Nova Friburgo mostram na faixa Da Serra a riqueza musical da serra fluminense, com apresentações de nomes locais como Sanny Oliver, Gabriel Silva, Breno Morais, Mayara Ferreira, Talita Crau, Pedro Friedrich e Manu Cordeiro entre outros, trazendo gêneros como samba, chorinho, jazz, rock e MPB folk.

Outro destaque à tarde, de quarta a sexta, é a faixa Diálogos Musicais, um conteúdo didático com workshops com a Orquestra Sinfônica Brasileira e conversas sobre o futuro da arte, com nomes como André Mehmari, Claudio Dauelsberg e Cristian Budu, entre outros.

A partir das 15h, começa a faixa Dell’Arte Internacional, que é um mix de conjuntos musicais e espetáculos de dança com performances selecionadas de músicos como os violinistas Ara Malikian e Rebekka Hartmann, o compositor e pianista Riopy, as cordas dos italianos Interpreti Veneziani, o ecletismo alemão da Kölner Akademie, e muitos outros. Entre um e outro, haverá conversas pilotadas por Tim e Priscila.

Na dança, a mesma faixa internacional terá o balé clássico do Malandain Ballet Biarritz, que relê “A Bela e a Fera”, passando pela chinesa Xi’An Acrobatic Troupe, o flamenco da Fundação Antonio Gades e da Cia María Pagés (incluindo uma entrevista de Maria Pagés conduzida pelo cônsul da Espanha no Rio, Sr Luis Prados) e a adaptação de “Irmãos Karamázov”, da moderna e inovadora Companhia Eifman, da Rússia.

Às 18h, começa a faixa Concertos à Luz de Velas, uma ponte entre a música clássica mundial e a tradição brasileira. Artistas de renome internacional, como os pianistas Cristian Budu, Sérgio Monteiro e Sylvia Thereza, os Duo Halasz e Ceccato-Bechemin, a família Cristina Braga, Ricardo e Antonia Medeiros e grupos de câmara como o Trio Aquarius, a faixa terá diálogos musicais de Paganini até Claudio Santoro, passando por Villa-Lobos, Sibelius, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Brahms, Mendelssohn, sem esquecer, claro, de Beethoven, em comemoração aos seus 250 anos. Haverá ainda a inovadora montagem da pequena ópera “Festim em Tempos de Peste”, de César Cui, dirigida por André Heller-Lopes e Ira Levin.

Às 20h, a faixa Brasil Brasileiro traz a Música Popular Brasileira da melhor categoria. Ela será pilotada por Rodrigo Alzuguir, que conversa com gente do quilate de João Bosco, Luana Carvalho, Joyce, Áurea Martins e Zé Renato, entre outros.

Encerrando cada maratona, às 22h, a faixa Jazz All Nights traz os sons e improvisos que vão do encontro inédito de André Mehmari com Roberta Sá à cantora francesa Camille Bertault, passando por craques do fusão dos ritmos, como Mestrinho, Pianorquestra, Pedro Martins, Pipoquinha e outros.

O evento online tem o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Enel Distribuição Rio via Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Governo do Estado do Rio de Janeiro, State Grid Brazil Holding, com apoio institucional das prefeituras de Petrópolis e Nova Friburgo, produção Dell’Arte e realização da Stretto Eventos, Instituto Dell’Arte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal.

Serviço
Petrópolis e Nova Friburgo – edição 2020
Data: d 5 a 9 de agosto
Endereço: dellarte.com.br/festival
Grátis

*Programação sujeita à alterações

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).