Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Ônibus ficam até 36 minutos parados no trânsito a cada viagem durante obras no Retiro

As linhas de ônibus da Turb Petrópolis que atendem o Centro, Corrêas, Itaipava e arredores estão sofrendo impactos na operação, em razão das obras viárias em um trecho de aproximadamente dois quilômetros, entre o bairro Carangola e a Avenida Barão do Rio Branco, próximo à 105ª Delegacia de Polícia. A via, que está em sistema de pare e siga, faz com que os ônibus fiquem totalmente parados no congestionamento em ambos os sentidos, por até 36 minutos.

As linhas prejudicadas são a 070 – Posse (Gaby), 615 – Terminal Corrêas x Carangola, 600 – Terminal Corrêas e 700 – Terminal Itaipava. Todas elas seguem registrando uma série de atrasos e perdas de viagens devido à lentidão no trânsito.

Segundo Márcio Silva, gerente de operação da Turb Petrópolis, os ônibus estão ficando por até 36 minutos totalmente parados no trânsito, elevando o tempo médio de trajeto em até 400%. “Geralmente esse percurso de apenas dois quilômetros é cumprido no período de nove minutos. Quarta, em razão das obras no trecho, esse tempo foi elevado para 23 minutos. Porém, ontem o trajeto saltou de nove para até 45 minutos, resultando em uma série de atrasos”, explicou.

Sem fluidez no trânsito, o problema se agrava, principalmente, nos horários de pico, que compreendem entre às 7h45 e 9h30, assim como das 17h às 18h30.

“Infelizmente não há o que fazer. Os ônibus estão ficando presos no trânsito, assim como os demais veículos que utilizam o trecho. Estamos com dificuldades de mobilidade urbana para o cumprimento dos nossos horários estabelecidos nas ligações entre Centro e Itaipava”, concluiu o gerente de operação.

A Turb Petrópolis orienta que os passageiros baixem gratuitamente o aplicativo “Cittamobi”, disponível nas versões Android e IOS. Nele, o cliente pode ter acesso às principais informações sobre as linhas de ônibus da empresa, localização do veículo em tempo real, previsão de chegada ao ponto em que a pessoa está e a duração aproximada do trajeto.

O serviço está sendo feito pela empresa Santa Luzia, contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela obra. A revitalização da União e Indústria é fruto de intensa articulação da prefeitura junto ao governo federal. Todo trecho desde até Pedro do Rio, com quase 25 km de extensão, será totalmente reformado. Além da pavimentação e da drenagem, também estão previstos outros pontos ao longo do trabalho, como intervenções em calçadas, baias de ônibus, sinalização, entre outros. Em trecho já nos distritos, estão previstas 10 obras de contenção, que podem ser feitas simultaneamente à pavimentação no trecho mais próximo ao Centro.

Cinco linhas de ônibus são remanejadas

A Petro Ita informa que cinco linhas de ônibus que paravam em frente ao antigo Extra foram remanejadas para o ponto de ônibus em frente ao Supermercado Terê Frutas, na Rua Paulo Barbosa, no Centro. A alteração aconteceu nesta semana, após o retorno da circulação da linha Posse – Gaby, da Turb Petrópolis, que está operando em caráter experimental.

As linhas que sofreram o recuo na posição do ponto de ônibus são: 401 – Alto Independência, 435 – Alto Independência (Via Cacilda Becker), 436 – Alto Independência (Via Alto da Serra), 459 Alto Independência e 463 – Alto Independência (Via Rua “O”). A linha 402 – Taquara permanece no ponto de ônibus em frente ao antigo Extra, na Rua Paulo Barbosa.

As placas de ônibus já foram instaladas no novo local e a Petro Ita encaminhou fiscais para orientar os passageiros com relação à mudança.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).