Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Saúde

Nutricionistas ressaltam a importância de cuidados com a alimentação em tempos de pandemia

Você já parou para pensar no quanto é importante cuidar da saúde e, principalmente, da alimentação diária? Comer frutas, legumes, proteínas, vitaminas e ter uma alimentação balanceada fazem muito bem não só para o corpo, mas também para a saúde mental.

Em tempos de enfrentamento à pandemia pelo Covid-19, a equipe de nutrição do Hospital Unimed Petrópolis alerta sobre um dos sintomas frequentes da infecção: a perda do paladar. A pessoa que não consegue reconhecer o sabor dos alimentos se sentedesmotivada a comer, e assim, acaba reduzindo a ingestão de nutrientes. Para auxiliar nesse processo alimentar, a nutricionista Luana Brick dá algumas dicas.

“É recomendável evitar os extremos de temperatura – nem muito quente, nem muito frio. Preparações coloridas e feitas com temperos naturais como alecrim, cúrcuma, hortelã, tomilho, cebola, alho, tendem estimular a sensação do sabor”, explica a nutricionista.

É fundamental uma rotina de alimentação rica em nutrientes com o mínimo de produtos industrializados, pois esses são fatores determinantes para garantir uma boa imunidade. “Todos os dias temos contato com micro-organismos agressores. Isso acontece principalmente pela alimentação, especialmente por alimentos industrializados. E como fazer para melhorar a imunidade? Comendo alimentos de verdade. Tudo que é alimento industrializado tem uma série de substâncias que o nosso corpo não reconhece e está ativando nosso sistema imune. Aumentar enzimas antioxidantes no corpo comendo comida de verdade, frutas, verduras, raízes, grãos e cogumelos, tem efeito efetivo na imunidade”, ressalta a nutricionista.

Manter-se hidratado também é fundamental neste período de baixas temperaturas. A nutricionista Bárbara Schmid ainda acrescenta que é importante dar atenção especial aos alimentos que atuam na manutenção e fortalecimento da imunidade. “Não há alimento ou receita que previna ou elimine o contágio pelo novo coronavírus, por isso, os fatores primordiais de prevenção ainda são: o distanciamento social, o uso de máscaras, e o cuidado com a higienização das mãos, objetos e ambientes”, orienta.​

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).