Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Empresa realiza alterações para agilizar percurso de ônibus entre o Centro e Corrêas

A Turb Petrópolis reforçou e ampliou a operação da linha de ônibus 500 – Terminal Corrêas x Centro pela Estrada da Saudade. O planejamento desenvolvido em parceria com a CPTrans tem como objetivo evitar que os clientes do transporte público enfrentem o engarrafamento entre a Avenida Barão do Rio Branco e o bairro Carangola, provocado pelas obras viárias do DNIT. Como resultado, os primeiros dias de teste apontaram a diminuição do tempo do percurso em até 46 minutos.

O estudo elaborado pela Turb Petrópolis mostra que os horários de pico apresentaram redução no tempo de viagem na linha 500 – Terminal Corrêas. No dia 1º de setembro, quando começou a alteração em caráter experimental, os ônibus que passavam pelo trecho da obra realizaram o trajeto em um período médio de uma hora e sete minutos. Já o coletivo que utilizava a Estrada da Saudade concluiu o percurso em apenas 21 minutos.

“Estamos capacitados para atender a demanda de passageiros através da linha 500. Nela, o serviço é muito mais ágil e o passageiro não vai precisar ficar preso no congestionamento, como o que acontece com os que utilizam a linha 700 – Terminal Itaipava”, orientou Jean Moraes, diretor da Turb Petrópolis.

A empresa continua acompanhando em tempo real todas as viagens praticadas diariamente, com o objetivo de realizar as adequações necessárias para garantir um atendimento eficiente ao cliente.

“Esse cenário de mudanças está fazendo com que a Turb Petrópolis busque novas alternativas, mesmo sabendo que a mobilidade urbana no município é comprometida. Vamos continuar buscando opções para que as viagens sejam rápidas e possam ser cumpridas em sua totalidade”, disse Jean Moraes.

O ponto de ônibus da linha 500 está localizado na Rua Paulo Barbosa, próximo ao local em que são atendidos os passageiros da linha 700. Para ter acesso às principais informações sobre as linhas de ônibus da empresa, localização do veículo em tempo real, previsão de chegada ao ponto em que a pessoa está e a duração aproximada do trajeto, basta que o passageiro baixe gratuitamente o aplicativo “Cittamobi”, disponível nas versões Android e IOS.

Obras geram congestionamentos e atrasos na operação de linhas de ônibus da Cascatinha e Turb Petrópolis

As empresas de ônibus Cascatinha e Turb Petrópolis continuam sofrendo com atrasos e perdas de viagem na operação de, pelo menos, 17 linhas de ônibus que utilizam o trecho entre a Avenida Barão do Rio Branco, próximo à 105ª Delegacia de Polícia, e o bairro Carangola, em ambos os sentidos. Há algumas semanas, a via de aproximadamente dois quilômetros está recebendo as obras viárias do DNIT, resultando em intenso engarrafamento no trânsito, principalmente, nos horários de pico.

Segundo a Cascatinha, o tempo médio de atraso em cada partida chega a ultrapassar os 45 minutos, o que provoca interferência de atrasos nas viagens seguintes. De acordo com Tiago Barbosa, responsável pelo setor de monitoramento por GPS, o problema tem se tornado crítico na região.

“Na manhã de sexta, a linha 506 – Vicenzo Rivetti saiu do Centro em direção ao bairro às 7h50, conseguindo chegar ao bairro somente às 9h10, levando quase uma hora e meia de viagem, em um percurso que normalmente é feito em apenas 25 minutos”, contou Tiago.

Diariamente, as linhas afetadas pelo trânsito são: 502 – Comunidade São Luiz, 503 – Cidade Nova, 504 – Carangola (Divino), 505 – Vila Manzini, 506 – Vicenzo Rivetti, 510 – Vale dos Esquilos, 512 – Quarteirão Brasileiro, 515 – Jardim Salvador, 516 – Roseiral, 519 – Vale do Carangola, 525 – Comunidade do Neylor, 526 – Modesto Guimarães e 529 – Vicenzo Rivetti (Via Débora Sucupira).

A Turb Petrópolis também permanece sofrendo com impactos na operação. Segundo Márcio Silva, gerente de operação, os ônibus ficam por até 36 minutos totalmente parados no trânsito, elevando o tempo médio de trajeto em até 400%.

“Infelizmente não há o que fazer. Os ônibus estão ficando presos no trânsito, assim como os demais veículos que utilizam o trecho. Estamos com dificuldades de mobilidade urbana para o cumprimento dos nossos horários estabelecidos nas ligações entre Centro e Itaipava”, concluiu o gerente de operação.

As linhas prejudicadas são a 070 – Posse (Gaby), 615 – Terminal Corrêas x Carangola, 600 – Terminal Corrêas e 700 – Terminal Itaipava. Todas elas seguem registrando uma série de atrasos e perdas de viagens devido à lentidão no trânsito.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).