Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
CidadeHistória

[Fotografias] Petrópolis como você nunca viu

Dando continuidade à série de matérias com fotografias antigas de Petrópolis, confira abaixo mais fotos da Cidade Imperial selecionadas do acervo digitalizado do Museu Imperial/Ibram.

(Para mais matérias com fotografias antigas e curiosidades de Petrópolis, acesse este link)

 

Vista da avenida Quinze de Novembro, atual rua do Imperador. Ao fundo, veem-se os edifícios do fórum, delegacia e quartel da polícia estadual, construídos em 1895, na administração do presidente do estado do Rio de Janeiro, José Tomás da Porciúncula.

 

1931 – rua Carlos Gomes, no bairro Bingen.

 

1925 – um trecho da Estrada União e Indústria, na região entre os bairros de Corrêas e Pedro do Rio. Veem-se a estrada ainda sem calçamento, um homem com o pé apoiado na lateral de um automóvel e um rebanho bovino ao fundo.

 

1926 – primeiro acidente aéreo ocorrido no bairro Mosela, em Petrópolis, no dia 3 de agosto de 1926. Veem-se muitas pessoas observando os estragos ocasionados pelo acidente e, ao fundo, duas residências. O avião pertencia à Aviação Naval e era pilotado pelo comandante Luís Neto dos Reis.

 

1926 – primeiro avião a cair em Petrópolis, no bairro Mosela.

 

1929 – vista da rua Dr. Porciúncula, alguns automóveis transitando e outros estacionados e, à esquerda, o comércio local.

 

Antigo campo do Serrano Futebol Clube na rua Visconde de Itaboraí.

 

Localidade conhecida como Duas Pontes onde se veem os canteiros cheios de hortênsias.

 

Casa-grande da fazenda da Samambaia, antiga fazenda Belmonte, em meio à mata, por volta do ano de 1846, época em que pertencia a Horácio Moreira Guimarães, cunhado e primo de Luiza Miranda van Erven.

 

Cartão-postal fotográfico mostrando vista do bairro Morin onde se veem, à direita, residências da rua Teresa, à esquerda, a rua Doutor Sá Earp e ao fundo, o Morro do Cobiçado. A imagem foi feita a partir da rua Teresa.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).