Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Agenda cultural

Semana das Pretas Afro Serra vai promover programação on-line

No dia 20 é comemorado o Dia da Consciência Negra em homenagem a Zumbi dos Palmares, tornando novembro um mês importante para reflexão sobre a luta do povo negro no combate ao racismo e a discriminação. Desta forma, o Afro Serra realiza a “Semana das Pretas” do dia 20 a 29 de novembro, onde as protagonistas serão petropolitanas que vão falar um pouco sobre suas conquistas, trabalhos e projetos.

Devido à pandemia o evento será on-line e disponibilizado gratuitamente na página do Afro Serra no Facebook e no canal do YouTube Afro Serra Petrópolis, a partir das 19h. Participam do evento: Adriana Rangel (coordenadora pedagógica), Aline de Andrade (professora), Andreza Dalcamim (artesã), Dendê (poeta), Denise André Barbosa Casciano (líder feminina Quilombo da Tapera),  Elizabeth Maller (juíza de paz), Eva Lucia Casciano (diretora cultural Quilombo da Tapera), Janaína Bessa (musicoterapeuta), Júlia Torquato (dançarina), LouhMa (cantora),  Monica Valverde (produtora cultural), Patrícia Granja (professora de yoga), Rosângela da Silva (escritora), Simone Gonçalves (atriz), Simone Izidio (líder comunitária) e Vitória Bessa (cantora).

Programação:

20/11 – Monica Valverde – Produtora Cultural -19h – abertura do evento
20/11 – Aline de Andrade – Professora – 19h30
21/11 – LOUHMA – Cantora – 19h
22/11 – Patrícia Granja – Instrutora de Yoga – 19h
23/11 – Elizabeth Maller – Juíza de Paz – 19h
24/11 – Eva Lucia Casciano – Dirª. Cultural Quilombo da Tapera – 19h
24/11 – Denise André Barbosa – Líder Feminina Quilombo da Tapera – 19h30
25/11 – Adriana Rangel – Coordenadora Pedagógica – 19h
26/11 – Rosângela da Silva – Escritora – 19h
27/11 – Simone Izidio – Líder Comunitária e Júlia Torquato – Dançarina – 19h
27/11 – Simone Gonçalves – Atriz – 19h30
28/11 – Andreza Dalcamim – Artesã – 19h
28/11 – Dendê – Poeta – 19h30
29/11 – Vitória Bessa – Maquiadora – 19h30
29/11 – Janaína Bessa – Musicoterapeuta – 19h30

Sobre o grupo Afro Serra

O Afro Serra é um movimento de resistência da cultura negra em Petrópolis, fundado em 13 de maio de 2013. Os principais objetivos do grupo são pesquisar, conhecer e fomentar a cultura negra que foi apagada da história de Petrópolis; dar visibilidade aos agentes culturais negros ou que trabalhem com cultura negra; realizar ações principalmente em escolas públicas, no sentido de dar conhecimento e preservar a ancestralidade e as tradições; e divulgar eventos e ações de grupos que trabalhem com cultura negra na cidade.

Sobre a Casa de Cultura Afro Serra

Inaugurado em 13 de maio de 2019, o espaço conta com museu, biblioteca, sala de vídeo e mini teatro com capacidade para até 20 pessoas, cozinha. No local são realizadas oficinas, debates, performances teatrais, dança, música, palestras, gravações, gastronomia, além de encontros do grupo Afro Serra e de pessoas ligadas à cultura negra e público em geral.

Sobre o Samba da Mulher

O projeto consiste em trazer à mulher brasileira a possibilidade da representatividade social em todas as mídias até mesmo nesse momento de recolhimento e afastamento social. Não apenas para entreter o público com a música (samba), mas também estar na linha de frente como musicistas, seja como cantoras ou instrumentistas.

Sendo assim, as mulheres não só como apreciadoras dessa vertente da música brasileira, mas também como peça fundamental na execução de uma música de qualidade, tornam-se indispensáveis não apenas nas letras das canções, como tema ou compositoras, mas também como propagadoras da música nacional.

Contato: [email protected] ou (24) 99200-3353.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).