Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Educação

Projeto de alunos da Escola Municipalizada Santa Terezinha é destaque no 1º Prêmio Aprendizagem Solidária

Os alunos do 9º ano da Escola Municipalizada Santa Terezinha, no Vila Rica, mergulharam em um projeto de resgate comunitário por intermédio da conscientização sobre o descarte correto do lixo com a separação dos itens recicláveis. A ação, que recebeu o nome – Nós Cuidamos da Vila com o Vila Recicla – é, hoje, motivo de comemoração no Vila Rica: o projeto ficou em 1º lugar na categoria 3 do 1º Prêmio Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam promovido pela Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária (RBAS), com coordenação técnica do Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), do Instituto Singularidades, do Movimento Futuro, da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) no Brasil e da Mori Educação e apoio do Centro Latino-Americano de Aprendizagem e Serviço Solidário (CLAYSS). No total, a premiação recebeu inscrição de mais de 200 projetos de todo o Brasil.

Neste sábado (5), das 10h às 13h acontece a apresentação on-line de todos os projetos vencedores, através do YouTube (:/user/multisingu) e Facebook (/singularidades). Os alunos e professores que coordenaram o projeto, Ana Carolina Kapler (professora de educação física) e Ronaldo Yallouz (professor de ciências), receberam a notícia da premiação com alegria: o projeto receberá uma verba de R$ 15 mil que permitirá a continuidade das ações de conscientização no bairro no próximo ano.

“Em 2019 resolvemos sair em uma caminhada pelo bairro e solicitamos que os alunos observassem e registrassem problemas do bairro. A turma que saiu conosco foi o 9º ano do ensino fundamental de 2019. Nesta caminhada eles fizeram a observação de que o que mais os incomodava no bairro era o lixo. No retorno à escola debatemos o problema e pensamos em uma forma de amenizar a situação. Daí surgiu o projeto. A notícia da premiação foi recebida com uma enorme alegria, pois, de fato, o projeto transformou o olhar da comunidade para o descarte do lixo, além de ter desenvolvido nos alunos o sentimento de pertença da própria comunidade”, explica Ana Carolina.

O projeto dos alunos petropolitanos conquistou o 1º lugar na categoria 3 (ensino fundamental anos finais e ensino médio), concorrendo com mais oito projetos finalistas de escolas de todo o Brasil. Eles fizeram panfletos, produziram um vídeo e conversaram com os moradores sobre a importância do descarte correto do lixo.

“A colocação também nos garantiu a participação de um Seminário Internacional de Aprendizagem Solidária que acontecerá em Buenos Aires em 2021”, completou Ana Carolina.

A secretária de Educação, Marcia Palma, destacou o incentivo dos professores. “Por meio do exemplo conseguimos despertar nos jovens não só o protagonismo em ações pró-comunidade, mas, também, o sentimento de pertencimento à comunidade. Agradeço os professores pelo incentivo e destaco que esse projeto já é referência na nossa rede municipal de Educação”.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).