Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Saúde

Ambulatório Escola promove ações de conscientização sobre a Aids

Dezembro se veste de vermelho e já começa ressaltando as ações necessárias de prevenção, destacadas no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no dia 01. O objetivo dessa campanha nacional é sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).


Mais em: [Coluna] Aids e Odontologia: os avanços e os desafios no cuidado


Em 2014, foi instituída a Lei municipal Nº 7.270, em Petrópolis, visando a promoção da “Campanha Dezembro Vermelho” com a finalidade de promover um mês dedicado à orientação, prevenção, conscientização, diagnóstico oportuno e tratamento da infecção pelo HIV e por outras infecções sexualmente transmissíveis. Este ano, o tema da campanha: “Aids, escolha sua forma de prevenção” coloca em destaque a preocupação em relação à esta doença crônica que danifica o sistema imunológico e interfere na habilidade do organismo ao lutar contra outras infecções (tuberculose, pneumocistose, neurotoxoplasmose, entre outras).

“Assim como acontece com outras campanhas mensais temáticas, neste mês de dezembro queremos chamar a atenção da comunidade para a importância das medidas de prevenção, assistência e proteção, além de promover os direitos das pessoas infectadas com HIV. Aqui no Ambulatório Escola da UNIFASE, vamos reservar o dia 08 de dezembro para sensibilizar as equipes de saúde, principalmente, os alunos acadêmicos de enfermagem, medicina e nutrição sobre a importância de refletir sobre esse tema. Além disso, a Secretaria de Saúde vai fazer o teste rápido para detecção das sorologias HIV, sífilis, hepatites B e C. Os acadêmicos terão acesso a esses profissionais e poderão aprender as técnicas adotadas por eles. Outro aspecto que temos trabalhado dentro das nossas salas de espera, durante as consultas, é destacar a importância da vacinação das pessoas infectadas com o vírus HIV, pois é essencial que elas mantenham o calendário vacinal atualizado”, explica Aline Furtado da Rosa, enfermeira da Saúde da Mulher no Ambulatório Escola da UNIFASE.

Até o dia 11/12 serão realizadas campanhas de incentivo à testagem no Ambulatório Escola, sendo o evento principal, O Dia D de luta contra a Aids, no dia 08/12, das 8h às 16h, quando a equipe técnica estará acompanhando e capacitando alunos e profissionais. Já no dia 15/12, a comunidade petropolitana terá o Dia D de atualização das vacinas para as pessoas acometidas pela doença, a atividade será realizada em conjunto com o setor de imunização da Vigilância Epidemiológica de Petrópolis, na Sede da Área Técnica de IST/AIDS e Hepatites B e C.

“A existência da campanha Dezembro Vermelho é essencial, pois coloca em evidência as medidas necessárias para lutarmos contra o HIV/Aids. Além disso, nos faz lembrar dessa doença que já foi um grande desafio para a humanidade. Conscientizar a população sobre a importância da testagem e do tratamento precoce é dever de todos os profissionais da área da saúde”, frisa a médica Rafaela Bongiovani de Rezende, infectologista da Área Técnica de IST/Aids do município.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).