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Cidade

Câmara e UERJ firmam parceria para gestão e preservação do Palácio Amarelo

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Câmara Municipal de Petrópolis estão traçando um planejamento estratégico participativo para a gestão do histórico Palácio Amarelo, sede do Legislativo Municipal. O convênio, que tem um prazo de três a cinco anos para ser concluído, vai permitir a elaboração de um plano de ação para a restauração do prédio e também uma participação mais ativa da sociedade civil na sua gestão e conservação.

Segundo a arquiteta e professora adjunta da UERJ, Maria das Graças Ferreira, esta será uma iniciativa inédita na cidade, que quer o engajamento de toda a sociedade civil, na elaboração de um projeto estratégico participativo. “Acredito ser um modelo novo inclusive em outras cidades, que vai trazer a visão de vários segmentos da sociedade em busca da valorização de um patrimônio histórico de Petrópolis”, explicou.

Maria das Graças, que é a coordenadora do Projeto Estratégico Participativo do Palácio Amarelo, destaca que o projeto será dividido em três eixos ao longo desse período, e que um Núcleo de Inovação será implantado na Câmara Municipal para desenvolver as ações. Cinco professores e cinco estagiários (que serão contratados pelo Legislativo) atuarão nesse planejamento.

“Não serão desenvolvidas ações apenas para o aspecto físico, como o restauro, mas também o no seu aspecto social com a participação da sociedade promovendo atividades e exposições abertas ao público”, explicou. Segundo ela, “o objetivo é que todos conheçam melhor sua história e participem de um processo de restauração de um monumento da importância do Palácio Amarelo”, destacou.

Câmara e UERJ realizam seminário de planejamento estratégico

Cerca de 30 pessoas, entre funcionários da Câmara, representantes de instituições públicas como IPHAN, Prefeitura Municipal, Museu Imperial, Fiocruz, e também da sociedade civil organizada, participaram dos dois dias da oficina colaborativa que teve como resultado a redação preliminar da missão, visão e dos valores da Câmara Municipal.

Segundo a consultora Raquel Costa, que liderou os trabalhos no último fim de semana, “é de importância que esse processo seja colaborativo, pois é a participação popular que garante o projeto ser conduzido independentemente de incertezas externas e sem a descaracterização de um dos objetivos do acordo que é trazer a sociedade para uma vivência mais ativa do Palácio Amarelo”.

O projeto foi dividido em quatro etapas, que incluem o estudo e a declaração da Missão, Visão e dos Valores institucionais da Câmara Municipal (Etapa 1); a definição dos objetivos do projeto, por meio da análise de uma ferramenta de diagnóstico e planejamento estratégico chamada Matriz FOFA – SWOT, em inglês (Etapa 2); organização de um plano de trabalho dividido em três eixos – infraestrutura, comunicação e educação, e gestão estratégica (Etapa 3); e execução do planejado e criação de um Escritório de Inovação para acompanhamento da gestão do Palácio Amarelo (Etapa 4). A etapa 2 já tem início em janeiro de 2021.

Missão, Visão e Valores da Câmara Municipal

O debate inicial tratou de qual é o papel da Câmara Municipal, onde ela se vê daqui alguns anos e como ela quer trabalhar. Os participantes preencheram um questionário com antecedência e as respostas foram organizadas de modo a traduzir o sentimento de esperança para o futuro.

Ainda não há uma redação final, pois o debate será ampliado em 2021, mas o que se pode observar é que a sociedade espera que a Câmara seja um espaço de debate político, que acolhe a todos, prestando um serviço público de qualidade.

Além disso, ressalta-se a vontade do povo em ver o Palácio Amarelo como um patrimônio histórico, arquitetônico e cultural da cidade, integrante da memória política de Petrópolis e do Brasil.

Os participantes veem o Palácio Amarelo, no futuro, como um espaço que agrega ao papel do legislativo as funções de lugar de cultura, preservação de memória social e institucional para a cidade e que a Câmara seja uma referência em ações de conservação, restauro e atendimento ao público.

O seminário também tratou de como esse caminho será percorrido. Os valores mais destacados foram: diálogo, participação, ética, respeito, profissionalismo, objetividade, acolhimento, simpatia e excelência em atendimento.

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