Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Saúde

UPA Centro será transformada em UPA Vermelha a partir deste sábado

Durante visita ao Hospital Nossa Senhora de Aparecida (HNSA) na tarde desta sexta-feira (18/12), o prefeito Bernardo Rossi anunciou a abertura de mais 47 leitos voltados à internação de pacientes infectados pela Covid-19 no município. Junto às vagas, outras medidas entrarão em vigor na cidade, como a transformação da UPA Centro em UPA Vermelha, voltada com exclusividade ao tratamento dos pacientes contaminados pelo novo coronavírus. O funcionamento da unidade terá início a partir de amanhã (19/12).


Mais em: Hospital SMH está com 100% de ocupação dos leitos destinados à Covid-19


Além disso, o município está intensificando as barreiras sanitárias em todas as entradas de Petrópolis durante 24 horas, com reforço no número de agentes de saúde e forças de segurança. Nas ações, com o objetivo de proteção à cidade, passageiros terão a temperatura aferida e serão obrigados a retornar aos locais de origem em caso de febre acima de 37.8º ou sintomas aparentes de gripe. A prefeitura também está dando continuidade às ações de testagem em massa da população, que já haviam sido ampliadas com ações de casa em casa.

“Vamos agir com o rigor que a pandemia determina. Estamos abrindo ainda mais leitos para a internação de pessoas que necessitam de intervenção médica de urgência, estamos transformando a partir de amanhã a UPA Centro em UPA Vermelha para o tratamento imediato dos pacientes e, também, intensificando as nossas barreiras sanitárias com mais agentes e forças de segurança, para que consigamos proteger a população da doença. Volto a pedir para que todos nos ajudem nessa luta evitando as aglomerações e seguindo as orientações da saúde, e lembro que mantenho firme nosso compromisso em salvar ainda mais vidas na cidade”, afirmou o prefeito.


Mais em: Hospital Unimed Petrópolis está com 100% de ocupação dos leitos destinados à Covid-19


No Hospital Nossa Senhora de Aparecida (HNSA), onde o prefeito e o vice-prefeito estiveram hoje, 12 leitos serão abertos nos próximos dias, totalizando 48 leitos de UTI específicos à internação de pacientes da Covid-19. No SMH, mais cinco leitos de UTI-Covid também serão disponibilizados até a próxima segunda-feira. Outras 10 vagas serão abertas no Hospital Alcides Carneiro, em Corrêas. Além disso, com a transformação da UPA Centro em UPA Vermelha, mais 20 leitos serão abertos, sendo 12 leitos de UTI e 08 de clínica médica.

Petropolitanos relatam dificuldades para conseguir atendimento nas unidades públicas

Nos últimos dias tem sido cada vez mais comuns os relatos de pessoas com dificuldades para conseguir atendimento na rede pública, devido ao grande aumento no número de casos de Covid-19 no município.

“Meu amigo está com sintomas de Covid, inclusive com falta de ar, e foi mandado para casa quando procurou atendimento na UPA do Centro nesta quinta (17). Ele pegou o celular para gravar a situação porque não foi atendido e o médico ainda o ameaçou por ter gravado”, contou um leitor.

Já na quarta-feira (16), uma leitora buscou atendimento não relacionado à Covid, mas também não conseguiu ser atendida. “Fiz uma cirurgia de retirada de pedras nos rins e procurei atendimento porque estava sentindo dores. Fui nas UPAs e no HAC, que estavam lotados, e não consegui atendimento, voltei para casa com dor. No Alcides Carneiro, o médico me falou que infelizmente não podia fazer nada por mim, pois não havia vaga para ninguém”, relatou.

Até o fechamento desta matéria, a prefeitura ainda não havia respondido sobre os casos acima mencionados.

Também na quarta-feira (16), uma outra leitora relatou que não havia médicos no ponto de apoio do Centro pela manhã.  “Minha mãe foi de manhã e não tinha médico. Ela foi embora e voltou à tarde e disseram que só atenderiam quem tinha chegado até meio-dia.”

Em nota, a prefeitura disse que “a falta de médicos na UPA Centro na manhã desta quarta-feira não procede. Todos os atendimentos estão normalizados no local.”

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).