Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Agenda cultural

Monólogo “Memórias de Teresa” será transmitido neste sábado

Neste sábado (02), a partir das 18h, o monólogo “Memórias de Teresa” será transmitido simultaneamente pela TV Petrópolis – Canal 10 via Tech Cable/ Speed Fiber, bem como pelo Facebook (@tvpetropoliscana10), Instagram (@tvpetropolis), YouTube da emissora (TV Petrópolis Canal 10) e da Xdaquestão Produções.

O monólogo pautado na vida da conhecida e também completamente desconhecida Princesa Teresa Cristina Maria Giuseppa Gasparre Baltassare Melchiore Gennara Rosalia Lucia Francesca d’ Assisi Elisabetta Francesca di Padova Donata Bonosa Andrea d’ Avelino Rita Liutgarda Geltruda Venancia Taddea Spiridione Rocca Matilde de Bourbon Das Duas-Sicílias, ou simplesmente Princesa Teresa Cristina, nascida em 14 de março de 1822, na cidade de Nápoles, na Itália.

No texto em forma de conversa informal, a atriz Vania Moreira se apropria de todo o seu conhecimento corporal, gestual e cênico pautado nas normas de etiqueta dos nobres do século XIX, para dar vida a esse projeto. Vania interpreta a Imperatriz Teresa Cristina noutros projetos há mais de um ano e já possui experiência de mais de 10 anos como Condessa de Barral, ou seja, preceptora da Princesa Isabel, filha da Imperatriz Teresa Cristina.

Na narração em primeira pessoa, com figurino, cabelos e acessórios pautados numa foto tradicional da Imperatriz Teresa Cristina, a atriz pontua a educação da Imperatriz como todas as mulheres nobres da época, baseada nas belas artes, música, canto, bordado, francês e religião. O casamento com o Imperador do Brasil que ocorreu por meio de uma procuração, em Nápoles, sua chegada ao Brasil, já nomeada como a Imperatriz D. Teresa Cristina do Brasil, e o fato de ter se tornado conhecida como a “Mãe dos brasileiros”.

Dentre as histórias reais e peculiares, contadas em primeira pessoa, a cena relembra o dia em que mãe e filhas, Princesas Isabel e Leopoldina, foram à praia para ver uma baleia encalhada, na cidade do Rio de Janeiro; o esmero da mãe e avó Teresa Cristina, que criou o que hoje denominamos “coxinha de galinha” por conta dos mimos empenhados ao neto primogênito, Pedro, filho da Princesa Isabel; e um relato único de que a Imperatriz abrigou refugiados italianos ilegalmente no palácio real, por amor a sua terra natal.

A Direção Geral e Executiva do espetáculo é de Maurício Araújo, a diretora de produção e secretária teatral é a jornalista Carla Coelho e Maria Angela Gomes é historiadora responsável pela pesquisa. A produção é assinada em parceria pelas empresas Comunicação Livre e Xdaquestão Produções.

O projeto possui classificação livre, a estreia será no sábado dia 02 de janeiro às 18h, mas o vídeo vai permanecer à disposição de todos os internautas no YouTube da Xdaquestão Produções no link https://www.youtube.com/watch?v=NjdNu8fIjUM.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).